Receba nosso Boletim Informativo
Cadastre seu e-mail abaixo


» » » » CBO - Classificação Brasileira de Ocupação

O QUE É A CBO 2002?
A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva. Instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.


FUNÇÃO ENUMERATIVA
A função enumerativa da CBO é utilizada em registros administrativos como a Relação Anual de Informações Sociais - Rais, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, Seguro Desemprego, Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física - Dirpf, dentre outros. Em pesquisas domiciliares é utilizada para codificar a ocupação como, por exemplo, no Censo Demográfico, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad e outras pesquisas de institutos de estatísticas como o IBGE e congêneres nas esferas dos estados e dos municípios.


FUNÇÃO DESCRITIVA
A função descritiva é utilizada nos serviços de recolocação de trabalhadores como o realizado no Sistema Nacional de Empregos - Sine, na elaboração de currículos e na avaliação de formação profissional, nas atividades educativas das empresas e dos sindicatos, nas escolas, nos serviços de imigração, enfim, em atividades em que informações do conteúdo do trabalho sejam requeridas.


A ESTRUTURA
A nomenclatura ou estrutura da CBO é o conjunto de códigos e títulos que é utilizada na sua função enumerativa. É uma estrutura hierárquico-piramidal composta de:


Estrutura Sigla CBO94 CBO2002
Grandes Grupos
Subgrupos Principais
Subgrupos
Grupos de base ou famílias
Ocupações
GG
SGP
SG
GB
O
8
-
86
353
2.356
10
47
192
596
2.422

GRANDES GRUPOS - TÍTULOS



CBO 2002 - Grandes Grupos / Títulos Nível de Competência
0 Forças Armadas, Policiais e Bombeiros Militares Não definido
1 Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas e gerentes Não definido
2 Profissionais das ciências e das artes 4
3 Técnicos de nível médio 3
4 Trabalhadores de serviços administrativos 2
5 Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados 2
6 Trabalhadores agropecuários, florestais, da caça e pesca 2
7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais 2
8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais 2
9 Trabalhadores de manutenção e reparação 2


- Consulte o CBO


Ex: Gerente de Recursos Humanos - CBO 1422-05 - Clique sobre o nome e veja a descrição do cargo.




Fonte: Ministério do Trabalho, portaria ministerial nº. 397.

Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal