Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » O que é Coaching



Coaching é um processo de desenvolvimento humano, que visa identificar e potencializar talentos e habilidades. É a aceleração de resultados através de um plano efetivo de ações, com a parceria entre o profissional (coach) e o cliente. 

É um trabalho focado no futuro, onde existe a motivação para avançar e superar todas as crenças limitadoras e bloqueadoras, que não permitem seu desenvolvimento pleno ( físico, mental, emocional e espiritual). Passamos de um Estado Atual para um Estado Desejado. 






Coaching é um processo onde o próprio coachee (cliente) detem todas as informações necessárias para resolver os pontos a serem melhorados e conquistados em seu objetivo maior. O coach é responsável por facilitar ao coachee o conhecimento de si mesmo e das situações que o rodeiam. O coach escuta o coachee e provoca nele todas as respostas para organizar seu processo, através de perguntas poderosas. 


Em um segundo momento, torna-se uma via de mão dupla, onde o movimento ocorre de forma unilateral, mas a motivação para a ação, é bilateral. Portanto Coaching é parceria. Coaching é troca. Coaching é comprometimento. 

Para o sucesso do coaching, observamos vários pontos importantes que requerem um planejamento inicial com foco em um futuro a curto, médio ou longo prazo. 

A diferença deste processo para outros ligados ao desenvolvimento humano como terapia, mentoring e outros é que o coaching é baseado em ações imediatas. Para toda transformação do coachee, deverá haver uma série de ações que incitem o mesmo a buscar soluções, a ter iniciativa, a ser proativo, a sair da sua zona de conforto. 

É fundamental que o próprio coachee encontre as soluções para alcançar suas metas. O papel do coach é orientá-lo a analisar qual é o seu posicionamento e ponto de vista perante sua vida e quais destes valores e idéias não colaboram para a realização perfeita de seu plano, convidando-o a uma mudança em sua maneira de pensar e agir, trazendo a evolução constante do seu ser. 

Após fazer uma auto análise, o coachee deve buscar onde estão suas deficiências ou que habilidades faltam para concretizar seus sonhos. O coach dá seu apoio neste processo, proporcionando ferramentas específicas que o auxiliam a eleger com maior efetividade e com consciência quais os caminhos que o levam à obtenção dos resultados desejados. 

Na complementação do processo, devemos determinar o objetivo principal, que deve ser claro, bem definido e tangível. Este passo realizado corretamente serve para a conquista do mesmo e auxilia na tomada de decisões e ações.

Planejamento pronto, partir para a ação é fundamental. O coach acompanhará de perto todos os movimentos e dúvidas do coachee, auxiliando na efetivação da ação. As mesmas podem ser propostas pelo coach a cada sessão, de acordo com a evolução do coachee e de acordo com a necessidade de mudança ou complementação. 

É de suma relevância a mensuração constante, para verificar se existe a aproximação ou afastamento do objetivo estipulado. Desta maneira, surge a possibilidade de correção das mesmas, voltando ao objetivo proposto inicialmente. As ações devem ser coerentes e com propósito. Devem trazer uma motivação ao coachee para a sua realização e não uma carga a mais no seu dia. Elas devem propor atitudes de mudança, de força, de garra, de sensação de conquista ao final das mesmas. Deste modo, o coachee terá vontade infinita de buscar melhorias em sua vida e nos fatores que norteiam suas atividades e suas emoções.


O conjunto de todas as pequenas ações deverá colaborar para a concretização do objetivo maior, num processo evolutivo e completo, onde se podem envolver as diversas áreas do homem: espiritualidade( valores, crenças,conceito),emoções ( sentimentos), área cognitiva ( habilidades e estratégias). 

Para que esse processo seja bem conduzido, o profissional deve ter várias competências e habilidades de comunicação, que se adaptem a cada pessoa. Além disso, é enriquecedor se existe o manejo de técnicas de resolução de conflitos, de negociação, de planejamentoliderança. E sempre empregar a técnica mais efetiva, que é a de perguntas e respostas, onde não existe indução de pensamentos, deixando o coachee com a responsabilidade de ser verdadeiro e principal personagem do seu processo de mudança. Mais do que dominar técnicas, a habilidade de escuta ativa, compromisso, orientação ao objetivo e domínio do desenvolvimento humano é primordial e fazem com que o coach seja bem sucedido em seus processos. Ser bem sucedido é ver a realização dos objetivos de seus coachees. É ver que se tornaram alguém melhor. É tornar-se uma pessoa cada vez melhor, através da felicidade do outro.


Coach Silvia Silveira: Coach pessoal e empresarial, foco em desenvolvimento de alta performance de equipes e liderança. Habilidade em treinar e motivar equipes. Experiência de 16 anos em atendimento ao cliente, principalmente no setor da aviação e construção.




Divulgue seus trabalhos 
Basta encaminhá-los junto à um mini curriculo para o e-mail 
admvanderlei@yahoo.com.br

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal