Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » Formas de Reajuste Salárial

Por Vanderlei Moraes¹

Olá caros amigos leitores, recebemos a seguinte pergunta;

Comecei recentemente a trabalhar com o departamento pessoal, e estou seguindo o portal corriqueiramente em busca de informações, está muito bom, Parabéns. Bom, eu tinha uma dúvida e gostaria que me sanassem se possível; Quais as principais formas de reajuste salárial, e como se dão?

Abs
Cássio Andrade de Sá

Resposta.

As principais formas de reajustes salariais podem ser concedidos aos colaboradores a título de:



1: Promoção: A passagem de um colaborador que ocupa um cargo numa classe, para outra classe com maior salário e nível de responsabilidade, complexidade. EX: Auxiliar de departamento Pessoal para Analista Jr. de Departamento Pessoal;


2: Enquadramento Salarial: É um reajuste salárial que se dá de maneira a integrar em algum nível da tabela Salarial. É utilizado principalmente em casos que o colaborador foi promovido, e não atingiu as expectativas de desenvolvimento exigidas pelo cargo;

3: Aumento Salárial por mérito ou desempenho: Entende-se por Mérito a recompensa salárial concedida a colaboradores com desempenho acima do padrão considerado normal para o cargo.

4: Reajuste Coletivo (Data Base): Alteração salárial dada atraves de reajustes com período firmado em Convenções e Acordos Coletivos, realizados entre sindicatos de classe e empresas. São realizados reajustes para todos os colaboradores embasados na convenção.

5: Reajuste por Criação ou Reclassificação de Cargos: Se dá quando um novo cargo é criado ou por necessidade, muitas das vezes por motivo do plano de carreira, alguns cargos apresentam salários divergentes, e para não haver problemas administrativos, são criados novos cargos e assim novos salários. Ex. duas pessoas trabalham como Aux. Administrativo e ganham salários diferentes, ou a empresa igua-la os salários ou muda o cargo, acrescentando alguma outra habilidade aquele cargo com maior salário para diferenciá-lo na descrição de cargos e assim justificar um salário maior.

6: Transferências: Se dá quando o colaborador é remanejado para outra empresa (filial) para um outro cargo, onde o salário é maior, pelo simples fato de ele estar integrando este cargo, seu sálario já deve ser alterado.



Participe do crescimento do Portal Gestão de Pessoas, mandê-nos suas dúvidas, sugestões  e Artigos para divulgação, basta encaminhá-los para o e-mail admvanderlei@yahoo.com.br. 
Faça parte você também desta Equipe.

¹Vanderlei Moraes: Especializando em Gestão de Pessoas, administrador de pessoal e Financeiro.

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. Trabalho no departamento de pessoal, ao pesquisar deparei-me com o vosso portal e interessei-me muito. Pelo que, solicito um esclarecimento, no que toca ao seguinte: quais as formas/requisitos para enquadrar um colaborador num determinado nível Salarial após a fixação de nova tabela salarial.

    DF

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal