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» » » » Como contratar bons colaboradores


"Preciso de um bom colaborador". Então junte-se a nós. Afinal, quem não precisa? Se o seu melhor colaborador foi trabalhar na concorrência, pediu demissão, encontrou um lugar melhor para trabalhar, casou, teve um filho, acomodou-se, não se dava bem com o resto da equipe, com alguns clientes ou com você, que agora precisa desesperadamente de alguém, boa sorte! Você nunca encontra um bom profissional quando realmente precisa dele.


Jeffrey Gitomer, num trabalho com a empresa Bahakel Communications, juntou algumas ações, técnicas, estratégias e táticas para recrutar, entrevistar e selecionar candidatos. Vejamos quais são:
- Esteja sempre buscando bons profissionais. Não espere precisar de um.

- Procure por pessoas dentro da sua rede de contatos.

- Conte a todos que está procurando bons profissionais. Isso é bem melhor do que colocar anúncios no jornal.

- Faça com que sua empresa seja atraente e visível, pois isso faz com que muitos candidatos apareçam espontaneamente.

- Procure pessoas com bom caráter.

- Descubra o que aconteceu no último emprego do candidato. Por que ele está procurando emprego hoje?

- Chame alguns ex-clientes do candidato, sejam eles internos (chefes, colegas) ou externos.Peça exemplos concretos do seu trabalho (propostas, orçamentos, etc.).

- Tenha pronto um job description (descrição das funções e tarefas a serem realizadas).

- Diga exatamente o que se espera dele/dela.

- Não se deixe enganar pela lábia do candidato.

- Exija provas e detalhes da sua experiência profissional, não importa o quanto impressionem verbalmente.Consiga referências extras (fora as do currículo) e ligue para elas.

- Não prometa demais.

- Questione fortemente o candidato sobre algumas coisas, só para ver sua argumentação.

- Peça ao candidato para fazer um mini-planejamento sobre como ele espera ter sucesso na empresa e peça para discuti-lo numa segunda reunião.

Características ideais do profissional de vendas:

Já tem uma atitude naturalmente positiva.Sabe pensar e decidir.Tem "fome" (ambição).Sabe se comunicar.Faz perguntas relacionadas ao trabalho e à produtividade.É automotivado.Aceita críticas.Está sempre aprendendo (treinamento).Tem um histórico de sucessos.Orientado para soluções.Aparência profissional.Persistente.Sabe fazer o follow-up (a entrevista é um bom teste).Olha você nos olhos.Tem um currículo limpo, bem cuidado – e breve.Não insiste em discutir a remuneração.Tem coragem suficiente para tentar "fechar" e conseguir o emprego durante a entrevista.

Fazendo as perguntas corretas

Fazer as perguntas certas durante a entrevista é fundamental. Elas revelam características, além do nível profissional. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer perguntas durante entrevistas com candidatos:
- Pergunte quais são seus objetivos pessoais e profissionais.

- Pergunte qual foi seu maior sucesso e seu maior fracasso.

- Pergunte por interesses fora do trabalho (hobbies, esportes, música, etc.).

- Pergunte por que ele acha que pode ter sucesso na vida.
As perguntas que os candidatos fazem aos entrevistadores revelam tanto ou mais do que as feitas normalmente. É uma coisa sutil, mas é muito melhor ter um candidato perguntando sobre como é o dia típico da empresa, quais serão suas funções ou porque ele foi qualificado para a entrevista, do que alguém que fica discutindo salários e benefícios. Alguém que realmente queira contratá-lo vai falar sobre isso, mais cedo ou mais tarde. (Na verdade, é como se fosse um sinal de compra, mostrando interesse por parte da empresa em 'comprar' o candidato).

Pare de perder colaboradores

Se você tem perdido continuamente bons profissionais e acha que a culpa é somente deles, talvez esteja na hora de procurar outras razões. Que tal procurar no espelho? Se é você quem fica reclamando sobre o fato de não existirem mais bons colaboradores lá fora, a resposta é simples: uma vez que você consiga pessoas realmente boas na sua equipe, motive-as, ofereça-lhes suporte e treine-as constantemente.
Se tivesse que resumir esse artigo em poucas palavras, diria o seguinte: "Busque sempre novos talentos. Não espere até precisar de alguém".
Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais, Liderança e InvestMais, além de autor de vários livros de Vendas. Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br. E-mail: raul@vendamais.com.br.

Postador Vanderlei Moraes

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