Receba nosso Boletim Informativo
Cadastre seu e-mail abaixo


» » » » » » Como Calcular o Turnover (Rotatividade)

Desenvolvemos uma planilha para controle dos índices de Turnover e Absenteísmo. Para adquirir a planilha Clique Aqui 

Por: Vanderlei Moraes

Cada vez mais utilizado  pelo setor de Recursos Humanos, o termo “turnover” também conhecido como “rotatividade” traduz, na verdade, o percentual de substituição de funcionários que uma empresa possui, servindo assim, como indicador da saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.

Dependendo do tipo de organização, se o turnover tiver um alto percentual, indica que algo está errado na organização. 

Mas qual seria o índice de rotatividade ideal?

Segundo Chiavenato, seria aquele que permitisse à organização reter seu pessoal de boa qualidade, substituindo aquelas pessoas que apresentam distorções de desempenho difíceis de ser corrigidas dentro de um programa exequível e econômico. Assim, cada organização teria sua rotatividade ideal no sentido de que esta permitisse a potenciação máxima da qualidade de seus recursos humanos, sem afetar a quantidade dos recursos disponíveis. 

A rigor, não há um número que defina o índice ideal de rotatividade, mas uma situação específica para cada organização em função de seus problemas e da própria situação externa de mercado. O que vale é a situação estável do sistema, atingida através de auto-regulações e correções constantes das distorções apresentadas. 

Para efeitos de análise todo momento é próprio para cuidar deste indicador, pois, TURNOVER pode ser considerado como sinônimo de perda de produtividade, de lucros e da saúde organizacional além de impactar diretamente na motivação pessoal e no comprometimento, que acaba gerando ainda mais absenteísmo, mais rotatividade, criando com isso uma bola de neve para a empresa.


Como Calcular o Turnover:

Trata-se de um cálculo simples, que pode variar conforme a necessidade da empresa, podendo ser aplicado em departamentos e linhas de produção diferentes, sempre avaliando a taxa de índice aceitável. 

Segue Cálculo:       Entrada + Saída 
                                             2                              x   100
                             Total de Funcionários 


Dados:

Admissão no Mês ------- 25 (entrada)
Demissões no Mês  ----- 20 (saída)
Total Funcionários ----- 300 (total)

Então: 25 + 20 = 45 / 2 = 22,50 (Média Entrada e Saída)

22,5 / 300 = 0,0750 x 100 = 7,5% (Multiplica-se por 100 para chegarmos ao percentual)

Essa empresa teve no mês "x" 7,5% de turnouver.

O cálculo também pode ser utilizado por períodos, trimestres, semestres, bimestres, ou até anualmente. Pois em alguns casos empresas trabalham com produtos sazonais e em certo período do ano a produção é miníma, então aconselha-se uma média anual para chegar à um valor mais preciso.



Atualização em 03/08/2013

Como já faz algum tempo que publicamos este artigo, algumas coisas mudaram de lá para cá, inclusive o cálculo. A base para chegarmos ao resultado continua a mesma citada acima, e grande parte das empresas ainda opta por esse modelo de cálculo. Mas abaixo vamos apresentar um novo modelo que vem sendo utilizado recentemente, o mesmo é citado por Chiavenato em uma de suas obras, segue:

Dados:

Admissão no Mês ------- 25 (entrada)
Demissões no Mês  ----- 20 (saída)
Total Funcionários ----- 300 (total)

Ao contrário da fórmula acima, quando fazemos a média entre entradas e saídas, aqui iremos utilizar somente as saídas = 20

20 / 300 = 0,066 x 100 = 6,6% 

O Motivo para a mudança, segundo os estudiosos, é que desta forma estamos expurgando os possíveis "aumento de quadro" que possam ocorrer, dando preferencia somente para os cálculos de ROTATIVIDADE. Em contra partida, se analisamos as dificuldades no processo de recrutamento e seleção, o primeiro cálculo também continua válido, pois pode ser que em um determinado mês tenhamos 30 demissões, e as mesmas sejam fechadas somente em 3 meses, sendo assim, as admissões poderiam ser maiores que as dispensas nestes períodos, mudando então o resultado.

É importante também falar que os dois modos mudam os resultados no mês, mas se considerado para cálculo somente as 'substituições' o acumulado no ano tende a ser o mesmo.

Queremos aproveitar e ressaltar a necessidade deste controle, afinal  as pessoas são o que impulsionam as empresas e devemos prezar pela saúde delas. Então seja com o primeiro ou o segundo modelo de cálculos, o importante é sempre acompanharmos nossos indicadores e definir boas estratégias para termos diferenciais de mercado e reter mais e mais talentos.

Outras formas de cálculo:

- Cálculo do Atrito: Total de Pedidos de demissão/Efetivo Médio - Este indicador serve de base para analisarmos mais a fundo a dispensas e enxergar o quanto estamos perdendo colaboradores. Da base para estratégias de Retenção e desenvolvimento de pessoas.

- Cálculo de Rescisões no Período de Experiencia: Total de Rescisões no Termino de contrato + Rescisões dentro do período de Experiencia / Efetivo Médio. - Este indicador nos da norte de como estamos nos processos de recrutamento e seleção, quanto maior este índice mais problemático o processo.


Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

106 comentários:

  1. Vanderlei, parabens pela matéria. É um assunto bem interessante. Considero o Turnover objetivo quando se faz o acompanhamento da produtividade. Se não houver evolução positiva, então é razoavel aplicá-lo. Também pode ser utilizado quando funcionarios, em determinados setores não correspondem às expectativas e ao que foi contratado. Mas, e quando a empresa tem um ritmo crescente? Tal prática não gera uma preocupação e consequente queda de produtividade?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Renato, realmente trata-se de um assunto muito discutido e há controversias, mas, para mim é uma ótima ferramenta. Sua pergunta me martela a cabeça até hoje, penso que pode ser feito da seguinte maneira: Nestes casos o indice de contratações serão consideráveis, então podemos cálcular de forma a não somar certas admissões, exemplificando poderiamos considerar como pós substituição, retirando assim entradas que vem para aumento de quadro, ou em novos funções. Neste caso somariamos apenas a rotação entre funcionários que saem e/ou são substitídos, as novas vagas que se fizerem necessárias em referência ao crescimento não serão colocados na média.

    E uma grande rotatividade causa preocupações quando o processo é negativo e de substituição, quando é as contratações vem para somar e aumentar o quadro é visto com bons olhos.

    Espero ter sido Claro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Por favor me envie a planilha de turnover (karlos_dudu@hotmail.com / carlos.sousa@bilden.com.br)

    Parabéns pela matéria.!

    ResponderExcluir
  4. Karlos, o material foi enviado para os e-mails citado. Nós do Portal Gestão de Pessoas agradecemos sua visita e esperamos que possa voltar mais vezes!


    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. olá, como faço para calcular a rotatividade anual de uma empresa???Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Favor enviar planilha para cálculo de rotatividade. Agradeço.
    e-mail danielbittencourt@globo.com

    ResponderExcluir
  7. Caro Daniel, você pode fazer uma média dos 12 meses, semestral ou bimestral. Vai depender do ramo de atividade da sua empresa. Se vocês trabalharem com um produto sazonal por exemplo, que demande mais mão de obra em determinado período, tem que ser avaliado o modo do cálculo.

    encaminhe um e-mail para mim (admvanderlei@yahoo.com.br) que eu vou lhe enviar uma planilha, nela você pode fazer o cálculo mensal e ela te dará a média anual.

    Att

    ResponderExcluir
  8. Favor enviar planilha para cálculo de rotatividade.
    e-mail rodrigues_martins7@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Caro Ronaldo, a planilha foi encaminhada para seu e-mail.

    att

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,

    Por favor, me envie a planilha de turnover para o e-mail silvio.fernandes@telework.srv.br

    Obrigado.

    Silvio

    ResponderExcluir
  11. Bem bacana a matéria, muito bem explicado. Salvei este site no meu favoritos.
    Vanderlei pode encaminhar a planilha para o meu e-mail, por favor?
    carinatreickelcancian@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Vanderlei
    Parabéns pela matéria, muito bem explicada e me ajudou mto, adorei este site add no meu favoritos, mto bacana.
    pode por favor enviar a planilha de turnover para o meu e-mail?
    carinatreickelcancian@gmail.com

    abçs

    ResponderExcluir
  13. Vanderlei
    Parabéns pela matéria, muito bem explicada e me ajudou mto, adorei este site add no meu favoritos, mto bacana.
    pode por favor enviar a planilha de turnover para o meu e-mail?
    carinatreickelcancian@gmail.com

    abçs

    ResponderExcluir
  14. Excelente matéria e obrigada ppor compartilhar, poderia por favor me enviar planilha para cálculo de rotatividade?
    e-mail amgrecco2000@gmail.com
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de receber a planilha para calcular o turnover.
    Meu e-mail é: contabil@civiledificacoes.com.br

    Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber a planilha para calcular o turnover.
    Meu e-mail é: contabil@civiledificacoes.com.br
    ou dany-bes@hotmail.com

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  17. PRECISO MUITO RECEBER A PLANILHA PARA CALCULAR TURN OVER E ABSENTEISMO, TEM COMO ME ENVIAR PARA O EMAIL leticiamorais_16@hotmail.com. Muito obrigada

    Exelente matéria.

    ResponderExcluir
  18. Parabens, excelente materia. Gostaria de receber a planilha, para continuar estudando o assunto.

    luizcarlos@transpedrosa.com.br

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela matéria e Obrigado por ajudar-nos uns aos outros como RH. Estou precisando da planilha de rotatividade e absenteísmo. Envia pro meu e-mail: gilberto.batista@maxen.com.br

    Fico no aguardo ancioso.

    Grato.

    ResponderExcluir
  20. Olá Vanderlei,

    gostei muito da matéria e me deu uma maior noção do cálculo e do assunto em si, parabéns !

    Gostaria que me mandasse um modelo de planilha para o cálculo de turnover e absenteísmo para o email: annie.luizy@hotmail.com

    Obrigada !

    ResponderExcluir
  21. Ótima matéria!!! Teria como me enviar a planilha para
    aderungs@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela matéria! Poderia me enviar a planilha aderungs@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Gostaria muito de receber a planilha para calcular o turn over, se tiver de absenteismo, tambem seria ótimo, estou precisando muito, obrigada e parabens pela matéria........francielemendonca@hotmail.com ou franciele@zillion.com.br

    ResponderExcluir
  24. PRECISO MUITO RECEBER A PLANILHA PARA CALCULAR TURN OVER E ABSENTEISMO, TEM COMO ME ENVIAR PARA O EMAIL francielemendonca@hotmail.com ou franciele@zillion.com.br
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito de sua materia, pois me auxiliou no entendimento de como chegar no calculo.
    Como é a primeira vez que irei trabalhar com gestão de pessoas, gostaria de receber a planilha de tournover para que eu possa pegar como exemplo, para execução na empresa. Desde ja agradeço
    email: rosangela.veiga@riodareia.com.br

    ResponderExcluir
  26. Vanderlei muito bom seu artigo.
    Gostaria de receber a planilha, segue email: nubiasecafem@hotmail.com
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  27. Vanderlei, Boa Tarde!

    Poderia me enviar a Planilha de Turnover?
    e-mail: bruna.oliveira@osinteligencia.com.br

    Atenciosamente,

    Bruna Oliveira

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Sr. Vanderlei.

    Preciso muito da panilha para calcular Turnover e absenteismo. Teria como enviar p meu email: paulaangelicamoraes@hotmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  29. Pode me enviar a planilha para calculo do turnover.

    ResponderExcluir
  30. Muito objetiva a matéria, entendi o calculo minha professora não soube explicar bem o calculo ,agora entendi.Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. gostaria de receber planilha para calculo de turnover e absenteismo

    ResponderExcluir
  32. Raquel, preciso do e-mail para estar enviando a planilha!

    att

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela matéria, gostaria de receber a planilha de calculo de turnover e absenteismo.

    csalarios@hgcarapicuiba.org.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  34. Poderia me enviar a planilha?
    rafaela.batista@riobonito.srv.br

    ResponderExcluir
  35. Parabéns! Poderia me enviar a planilha?

    rafaela.batista@riobonito.srv.br

    ResponderExcluir
  36. Vanderlei,
    Sua matéria me ajudou muito!
    Estou implementando o turnover dentro da área em que trabalho e estava calculando incorretamente.
    Pode me enviar a planilha por e-mail também?
    Obrigada!

    emaioudamari@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Vanderlei,
    Sua matéria me ajudou bastante!
    Você pode me enviar a planilha, por gentileza?
    emaioudamari@gmail.com
    Obrigada!

    Marianne

    ResponderExcluir
  38. Bom dia. Muito elucidativo! Gostei do blog, já estou seguindo!
    Gostaria de receber a planilha: kaie0504@yahoo.com.br
    Grata
    Kaiê

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, Vanderlei!

    Como eu faço para calcular o turn over geral e por área nos seguintes casos:

    1)Um programador da área de Desenvolvimento, passa a ser um analista de suporte na área de operações, ou seja, mudança de área e de cargo.

    2)Mudança de área, sem mudança de cargo.

    3)Estagiário entra no calculo do turn over? como se faz o cálculo quando ele saí da empresa antes do final do contrato, quando acaba o contrato, e quando ele deixa de ser estagiário e é contratado como profissional?

    Por favor, envie as planilhas calculo de Turnover e Absenteísmo para o e-mail jana.gomes@hotmail.com

    Obrigada,
    Janaina.

    ResponderExcluir
  40. @JanaínaVeja bem, a promoção de um colaborador não pode ser considerada como rotatividade, pelo menos ao meu ver, afinal o mesmo ainda continua na empresa, e também se o colaborador que for substituí-lo for contratado também não deveria ser considerado na rotação, afinal ele veio para somar e não para substituir!!

    Referente aos estagiários você poderia fazer um controle somente entre eles, mas não veja essa necessidade já que representam uma minima parcela efetivo da empresa!

    Você pode sim, fazer calculos considerando toda a movimentação da empresa o que acaba sendo mais fácil de se mensurar, mas se quiser algo ainda mais assertivo, pode ser feito como dito no primeiro paragrafo, considerar no cálculo apenas as "rotações" que subtraem da empresa, por exemplo contrações para ocupar demissões!!

    Att

    ResponderExcluir
  41. Olá! Foi muito útil essa informaçao para a confecção de um trabalho, gostaria de receber a planilha, meu amail é rafaellidayanne@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde!

    Por favor, enviar a planilha de cálculo de absenteísmo e turnover no meu e-mail: karinaspereira@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Olá Vanderlei!

    Gostei bastante do artigo!

    Fiquei com uma dúvida a respeito do valor de turnover aceitável, 5%. Este valor é mensal? E sobre as opiniões de especialistas ou até mesmo desse valor de 5%, você poderia me passar as referências?

    Desde já agradeço a atenção!

    Att,

    Felipe Pulcherio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, 5% Mensal. Veja bem, neste estudo não se faz necessário ser um autor de renome para reconhecer que quanto menor o indice mais saudável a empresa está. Mas pode se referenciar no Chiavenato e Maslow.

      Att

      Excluir
  44. Bom Dia,
    Matéria bem objetiva, parabéns.
    Favor enviar a "planilha" de TURNOVER e ABSENTEISMO para: Frank
    e-mail: fplazzio@hsanpaolo.com.br
    Muito Grato,
    Frank Plazzio

    ResponderExcluir
  45. Por favor, me envie a planilha katia.asilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá, bom dia!
    Também gostei muito. Gostaria de receber a planilha no e-mail ladefapa@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Por favor, enviar a planilha de cálculo de absenteísmo e turnover no meu e-mail:
    marcela.close@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Boa noite.

    Parabéns pela matéria!

    Se possível enviar a planilha para evandrotrainer@gmail.com

    Grato,
    Evandro.

    ResponderExcluir
  49. Vanderlei bom dia! Poderia enviar a planilha de Tounover e absenteismo para o meu e-mail? e-mail: bellafalcao_@hotmail.com
    Parabens pelo execelente trabalho.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia Vanderlei parabéns pelos trabalhos!
    Gostaria de receber a planilha tambem por gentileza.

    Muito obrigado
    rmpsico@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Vanderlei preciso muito dessas planilhas, por favor envie para meu email helenbiomed2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de solicitar o envio da planilha para meu email lauradgomes@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Vanderlei,

    Parabens pelo trabalho desenvolvido. Poderia me encaminhar a planilha para calculo do turnover anual. Desde já muito obrigado. johnrenner74@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Por favor me envie a planilha.
    larissarbs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Parabens pela matéria.
    Estou implantando o controle de Turnover na empresa onde trabalho e me foi muito util.

    Favor me envie essa tabela pelo email tambem
    jaque.souza@uninove.edu.br
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Ei Vanderlei, muito bom o site. gostaria que me enviasse a planilha de cálculo de absenteísmo e turnover no meu e-mail:

    edmarciotom@gmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  57. Olá Vanderlei, obrigada pelo artigo.
    Você pode me enviar? Meu e-mail é francinemarques.rh@gmail.com

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  58. Boa noite Wnaderley, Adorei sua matéria, se puder me envie uma planilha de calculo de absenteismo e turnover no meu email: rafabergani@gmail.com
    Rafael.
    Sem mais agradeço.

    ResponderExcluir
  59. Essa matéria e muito esclarecedora, parabéns, gostei muito, me envie por favor a planilha de turnover e absenteísmo.

    ResponderExcluir
  60. Parabéns pela matéria e Obrigado por ajudar-nos. Estou precisando da planilha de rotatividade e absenteísmo. Envia pro meu e-mail:
    geovane-gs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. BOM DIA


    POR FAVOR PODERIA ME ENVIAR A PLANILHA ROTATIVIDADE
    E-MAIL: sandrareg_assis@hotmail.com


    obrigada

    ResponderExcluir
  62. BOM DIA


    POR FAVOR PODERIA ME ENVIAR A PLANILHA ROTATIVIDADE
    E-MAIL: sandrareg_assis@hotmail.com


    obrigada

    ResponderExcluir
  63. Parabéns pela matéria, achava que a rotatividade da empresa onde trabalho estava alta, mas com a publicação do artigo pude constatar que não. Eu gostaria de receber a planilha de calculo de turnover e absenteismo.
    Meu email é rh.abastecer@yahoo.com.br e zibella2006@hotmail.com

    Obrigada!



    ResponderExcluir
  64. Parabéns pela matéria, achava que a rotatividade da empresa onde trabalho estava alta, mas com a publicação do artigo pude constatar que não. Eu gostaria de receber a planilha de calculo de turnover e absenteismo.
    Meu email é rh.abastecer@yahoo.com.br e zibella2006@hotmail.com

    Obrigada!



    ResponderExcluir
  65. Boa tarde,

    Podes me enviar a planilha?

    (narcisojunior82@gmail.com)

    Obrigado

    ResponderExcluir
  66. Olá, bom dia!
    Também gostei muito. Gostaria de receber a planilha no e-mail cinthialagoasanta@gmail.com.

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  67. Olá, boa tarde!
    Também gostei muito. Gostaria de receber a planilha no e-mail: financeiro@petutinha.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdirene, boa noite


      no link http://www.gpportal.com.br/2013/05/download-planilha-para-calculo-de.html vc consegue baixar a planilha!

      Abs

      Excluir
  68. Bom dia....Parabens.....Posso receber a planilha?

    venancio.debora@gmail.com


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andorinha,
      Boa noite!

      no link http://www.gpportal.com.br/2013/05/download-planilha-para-calculo-de.html vc consegue baixar a planilha!

      Abs

      Excluir
  69. Bom dia,

    Tenho grande interesse e apreciação na planilha TURNOVER.

    rodrigohp@oi.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      no link http://www.gpportal.com.br/2013/05/download-planilha-para-calculo-de.html vc consegue baixar a planilha!

      Abs

      Excluir
  70. Boa Tarde,
    Poderia me ajudar com uma planilha para calcular atririon rate, não acho, e não sei como fazer. Aguardo
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, boa noite!

      Para calcular o Atrito você irá considerar a mesma formula do turnover mas não usará a média de admitidos e demitidos, utilizará somente o n° de pessoas que solicitaram desligamento, ou seja, apenas rescisões por iniciativa do Empregado.

      Abs

      Excluir
  71. Olá,

    Você pode me encaminhar a planilha Turnover.

    rhsantacasasjdr@gmail.com

    Muito Obrigada!
    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, boa noite!

      tem um link no artigo para download da planilha.

      Abs

      Excluir
  72. Olá Vanderlei, muito bom o site. Gostaria que me enviasse a planilha de cálculo de absenteísmo e turnover no meu e-mail:

    salomao_81@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  73. Olá,

    Você pode me encaminhar a planilha Turnover, meu e-mail é brunomendes_kta@yahoo.com.br


    Parabéns pela matéria.!

    ResponderExcluir
  74. Se puder me enviar a planilha eu agradeço,(amandadas.g.oliveira@gmail.com) a matéria é ótima , parabéns!

    ResponderExcluir
  75. Bom dia, Vanderlei Moraes!
    Para realizarmos o cálculo, por exemplo mensal, o Efetivo Médio quer dizer o nº de colaboradores do mês anterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, o efetivo médio é a soma da quantidade inicial + quantidade final / 2

      Att

      Excluir
  76. Gostaria de receber a planilha para calcular o turnover.
    Meu e-mail é: anthony@asstecnologia.com.br

    Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  77. Vanderlei, boa tarde.
    Você poderia me ajudar enviando uma planilha que calcule todos os índices?
    cdf99@oi.com.br
    Desde já agradeço.
    Cordialmente,
    Cátia

    ResponderExcluir
  78. Olá Vanderlei, pode me enviar a planilha? rosanesouzza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Gostaria da planilha de calculo, obrigada - ariela@moniari.com.br

    ResponderExcluir
  80. Obrigado, foi muito útil. também gostaria da planilha de calculo - lubrambila@hotmail.com

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal