Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » Como outorgar poderes - Conectividade Social ICP - Passo a Passo

Download do Curso Conectividade Social ICP - Clique Aqui


Por Vanderlei Moraes

Outorgando Poderes


1° Passo – No ambiente CNS, você irá primeiramente observar seus dados, se estão todos corretos. Feito isso, irá observar no canto superior direito que há uma abinha, ela abrirá duas opções: Procuração e Empregador. Clique em Procuração.




2° Passo – Do lado superior esquerdo surgirá um link – “Outorgar Procuração”. Clique sobre ele.


3° Passo – Este é o mais importante e requer atenção dobrada. As procurações podem ser outorgadas para, CNPJ, CEI, CPF, NIS.

CNPJ – Pode ser utilizado em caso de Matriz e Filiais, ou em caso de empresas outorgando poderes para o escritório de contabilidade pessoa jurídica.

CEI – A pessoa jurídica outorga poderes para o CEI do escritório Pessoa Física.

CPF/NIS – Estes casos são específicos para escritórios ou empresas que tem mais de um funcionário no departamento que necessitem utilizar o certificado Digital. Esses poderão ter o certificado e para eles serem repassados as procurações. Obs. Há a necessidade de vinculo empregatício entre empresa e empregado para outorgar procuração para o e-cpf (CPF/NIS), por isso a exigência do NIS.


Selecione os serviços ao qual outorgará o poder, clique em continuar e estará pronto, a procuração surgirá. Imprima-a, e guarde. O sistema de procuração da caixa é 100% digital não havendo necessidade de assinaturas. Oriento para que façam uma planilha com o vencimento das procurações e lembro que as mesmas tem validade de 1 Ano. A caixa em comunicado disse que as empresas serão comunicadas do vencimento de suas procurações e certificados, mas é bom prevenir.

Outra observação é a de que a empresa poderá outorgar poderes para seus funcionários, e a cada pessoa que receba a procuração, poderá passar uma procuração para mais 4 pessoas. Há então a exigência de que todas essas pessoas tenham um e-cpf.






Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

19 comentários:

  1. Sou Contador Pessoa Física, ou seja não tenho CNPJ, não sou empresa. Possuo E-CPF, porém, pelo que entendi meu cliente não pode passar uma procuração digital para meu certificado. No finalzinho da sua explicação vi o seguinte: "uma pessoa que receba a procuração, por exemplo um funcionário do Escritório, poderá passar uma procuração para mais 4 pessoas. Há então a exigência de que todas essas pessoas tenham um e-cpf." Então um funcionário de um escritório que tenha procuração e portanto vínculo com O Escritório, poderá passar uma procuração para mim mesmo eu não tendo vínculo com este escritório?

    ResponderExcluir
  2. Olá caro.

    Certo, ele não pode passar uma procuração para você caso você tenha apenas o CPF vinculado ao e-CPF. Se você tiver uma matricula de CEI vinculada o mesmo poderá passar a procuração normalmente para você.

    Caro, fiz uma alteração no final do artigo, mas o funcionário não pode lhe passar uma procuração pois ele só pode recebê-la de você empresa, pois ele precisa ter o vinculo empregatício para receber a procuração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanderlei:
      Boa Noite!
      Estou com um caso parecido do colega assim, a única diferença é que possuo o CEI. Mesmo assim quando procedo com a outorga da procuração aparece a seguinte mensagem: Impossível prosseguir. Não foi possível localizar vínculo empregatício na base do FGTS para um ou mais outorgados/substabelecidos. Por favor, verifique o Manual de Referência. (PROC-0015).
      Realmente não há vinculo empregatício. Como devo proceder?

      Excluir
  3. Está incorreto esse passo a passo para outorgar a procuração, quando clico em empregador, conforme sugere no passo a passo, não libera o campo outorgar procuração, mas sim um quadr para acessar a empresa, tirar extrato, etc...

    ResponderExcluir
  4. Prezado(a), o correto é clicar em procuração não em Empregador.

    Obrigado pela observação o texto já foi corrigido.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  5. Sou Produtor Rural, tenho matricula CEI. Meu contador é pessoa física e é ele quem prepara e envia os dados. Não consigo fazer procuração eletronica para ele pois ele não tem CNPJ nem é meu empregado. Como proceder?
    Eduardo (Pelotas, RS)

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, Existem duas maneiras, a primeira é seu contador abrir uma matricula CEI para ele, isso se ele já não tiver e através desta matricula fazer um certificado digital e-CPF, ou, não muito aconselhável, deixe seu certificado em posso dele (se for de sua inteira confiança) e ele o usará para fazer as transmissões e movimentações necessárias.

    Att

    ResponderExcluir
  7. Obrigado
    Vou tentar a primeira alternativa. Ele como contador, pessoa fisica, com e-CPF, tem condições de ter matricula CEI?
    att
    Eduardo

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. pelo seguinte site http://www2.dataprev.gov.br/ceiweb/cadastrarSenhaIdentificador.view

      Excluir
    2. no seguinte site como como fazer o CEI
      http://www2.dataprev.gov.br/ceiweb/cadastrarSenhaIdentificador.view

      Excluir
  9. Vanderlei.
    Bom dia! Tudo bem?

    Estou com um pequeno problema. As informações chegam até a mim, completamente divergentes.
    Tenho varios produtores rurais inscritos no CEI. Quando eu for solicitar o e-CPF, devo digitar o numero do PIS. Porém quando entro no site do CNIS para pegar o comprovante do mesmo, o resultado é o numero do NIT. Se eu cadastrar o e-CPF vinculado ao CEI e ao NIT, eu conseguirei outorgar procuração para o meu e-CNPJ (do meu escritorio)?
    Pois a AR me diz que eu posso sim pelo NIT, ja a AC diz que devo colocar o PIS.
    E agora?
    Aguardo uma respostas.
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Caro boa tarde.

    Ao solicitar o e-CPF para os produtores rurais vincule o CEI e também o PIS, com isso poderão ser outorgadas procurações.

    PIS e NIT é a mesmas coisa, trata-se do número do pessoa referente ao INSS.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite !!!
    Eu não to conseguindo salvar o arquivo pra enviar a SEFIP no Conectividade Social ICP. Eu coloco o municipio da arrecadação, nome da mensagem e anexo o arquivo gerado no programa da sefip. Mas o botão de salvar está desativado ( porém não consigo salvar pra enviar). Me ajude por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Prezado, pode ser que o seu navegador esteja com o JAVA desatualizado!

    Neste caso aconselho a ligar no suporte 0800 da caixa

    Att

    ResponderExcluir
  13. Minha pergunta é seguinte sou contador e tenho o e-cnpj, mas a empresa do meu cliente não tem certificado digital, como procede a procuração?

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma filial e não tenho certificado digital da mesma, posso usar o certificado da matriz para requerer o extrato para fins rescisório de um funcionário da filial, e como fazer?


    ResponderExcluir
  15. a minha duvida é a seguinte se a empresa outorgante ( que vai passar procuração) não possui certificado digital e nem aquela chave CNS e não é optante do simples nacional, eu consigo fazer essa procuração ou a empresa também terá que fazer o certificado?

    ResponderExcluir
  16. Olá, há limite de outorga de procuração por CNPJ? Tenho CPF e cadastrei PIS e CEI no momento da emissão, porém, quando acesso o site da conectividade e tenho fazer os procedimentos da procuração dá a seguinte mensagem:

    ''Impossível prosseguir. O vínculo empregatício localizado na base do FGTS
    para um ou mais outorgados/substabelecidos está encerrada. Por favor, verifique o manual de referência''

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal