Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » Conhecendo um pouco a Teoria do Elemento Humano



No Brasil, a Teoria do Elemento Humano não é muito difundida. Porém, estudos americanos, onde a mesma é utilizada com bastante freqüência, demonstram que combinada com outras práticas de gerenciamento de projetos, a mesma se torna uma ferramenta promissora para condução de projetos, resultando em equipes de alto desempenho.

Vivemos um momento em que o mundo atravessa uma grande crise econômica, exigindo que as Organizações sejam cada vez mais competitivas e diferenciadas, tanto em custo, como em qualidade, gestão, identificação e retenção de talentos.

Diante desse contexto, a participação e o engajamento de todos na Organização se fazem primordiais para que os resultados planejados sejam alcançados. A aplicação de uma metodologia de gestão empresarial juntamente com técnicas de Recursos Humanos permite que os resultados sejam planejados, acompanhados e medidos de uma maneira mais assertiva e profissional.

Até que ponto a atuação do Gestor garante o sucesso do time? Em uma Organização com milhares de Colaboradores como conhecer o talento, as fraquezas e fortalezas individuais?

Foram essas reflexões que me motivaram a escrever e divulgar a Técnica do Elemento Humano. Com os posts quero promover uma reflexão sobre essas e outras questões. Analisar o papel do gestor/líder de equipes, a eficácia da sua atuação no resultado da Organização e na satisfação da equipe.

Em verdade, é importante entender que olhar as pessoas individualmente, respeitar suas principais competências e características, manter um nível de comunicação claro e eficiente são ações básicas que um Gestor deve ter, se quiser garantir um bom desempenho de sua equipe. Alem disso, o sucesso não se alcança apenas através de conhecimento técnico e sim, pela competência gerencial e relação de confiança que se estabelece entre a equipe e, pelo apoio da alta gestão da Organização.

Ser Gestor atualmente representa conviver com alguns desafios e poucos estão preparados e disponíveis a encará-los. Desafios que vão desde o conhecimento do negócio até o entendimento das pessoas que trabalham no grupo, sejam subordinadas a voce ou a outro Gestor.

No entanto, criar ambientes favoráveis à criatividade, comprometimento, confiança e trabalho em grupo – resultando em ganhos para os negócios – não é uma tarefa fácil, que o digam os líderes e os profissionais de RH, já que muitas barreiras precisam ser quebradas. É justamente nesse ponto que entra a metodologia O Elemento Humano , criada pelo psicólogo norte-americano Will Schutz e representada no Brasil exclusivamente pela Marcondes & Consultores Associados, que aplica o treinamento O Elemento Humano: Auto-Estima e Liderança Autêntica em várias companhias nacionais.

Schutz partiu das seguintes premissas para compor os fatores que compunham um time vencedor: pressão, objetivo comum, diversidade de tipos psicológicos e abertura nos relacionamentos, descobrindo que esta última era a mais importante de todas. “Todos os aspectos importam, mas o mais importante é a abertura nos relacionamentos, porque ela atua para resolver as outras questões”, esclarece Marcondes.

Para não me estender muito, iniciaremos no próximo Post a esmiuçar os processos identificados por esse grande psicólogo.

Espero vocês, até la!

Postador Dea Pacheco

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal