Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » » Elemento Humano – Visão Geral



O modelo do Elemento Humano é indicado para líderes e gerentes para ajudá-los a apreenderem sobre si mesmo e como compreender e ajudar seus subordinados.

Segundo Marcondes (responsável pelo treinamento da Teoria do Elemento Humano no Brasil) - “Conforme amplio a consciência de mim mesmo, me torno mais determinado, e determinação e consciência combinadas formam melhores pessoas e melhores profissionais. Tratando-se de equipe, chegamos a conclusão que só posso ser um bom membro se estiver bem comigo.

A decisão em grupo só é difícil quando as pessoas têm dificuldade de tomar decisões sozinhas”.

Ainda Segundo Marcondes, a falta de comunicação em uma equipe acaba criando ambientes tóxicos, que por sua vez contaminam e diminuem a produtividade do time.

“Nossa maior dificuldade é quando as pessoas não querem ser verdadeiras. Há uma fantasia de que à medida que eu me abro, me enfraqueço, quando é justamente ao contrário. Se posso falar de algo que julgo ser uma fraqueza minha, se me abro e falo a verdade, ninguém poderá mais falar disso, não podem usar isso contra mim”, declara Marcondes.

Ambientes organizacionais de abertura, verdade e escolha favorecem relações conscientes e maduras. Este é o diferencial para que equipes desenvolvam flexibilidade, abertura e maximizem a sua produtividade. Schutz desenvolveu, também, um processo de tomada de decisão, chamado por ele de “Concordância”, que contempla o modelo tridimensional: 

Inclusão – as decisões são tomadas pelos que mais conhecem a questão e pelos que são afetados pela decisão. 

Controle – todos têm voto e veto (esta é a verdadeira raiz do processo de empowerment ); e, 

Abertura – todos são abertos e honestos sobre o que pensam e sentem. Segundo ele, na pressa pela tomada de decisão, obtém-se um falso acordo que mascara as divergências que aparecerão depois na hora de implementação. A existência, em todas as organizações, de projetos que foram decididos, mas ainda não foram implementados, é a maior evidência desse fenômeno.

Para se obter um ambiente de abertura a verdade deve ser estimulada. A verdade deve ser encarada como um grande simplificador. Para o Elemento Humano, quanto mais a Organização diz a verdade, mais saudável e produtiva ela é.

E, como trabalhar essa abertura e essa verdade através de uma Comunicação Significativa  (Teoria desenvolvida por Gentil Lucena, PH.D da Universidade Católica de Brasilia), será o assunto do nosso próximo post!

Espero vocês! Até breve!

Postador Dea Pacheco

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal