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Terminamos o artigo da semana passada falando sobre importância da abertura, liberdade e “Comunicação Significativa” para manter o relacionamento da equipe.

Saiu na sexta feira passada um caderno especial do Jornal O Globo, “Boa Chance”, com as 30 melhores empresas para se trabalhar no RJ. Um dos grandes valores apontados para o sucesso das Empresas integrantes desse roll foi a valorização do profissional através de uma comunicação clara e verdadeira. Abertura e significância entre o que é trazido pelo colaborador e o retorno oferecido pela Organização tiveram grande relevância na pontuação dessas Empresas.

Um dos grandes desafios dos Gestores de RH é ajudar a desenvolver nas pessoas a capacidade de se tornarem observadores diferentes, mais eficazes e eficientes no trato dos relacionamentos. Nesse troca de posição entre observador e observado, além da parte “emocional”, a comunicação tem uma enorme importância.

Colocar transparência na conversa é fundamental. Quando conversamos, atuamos. Dizer sim ou não é mais do que uma simples conversa, você é capaz de construir um futuro a partir dai. Segundo o Prof. Gentil da UCB, criador do conceito de “Comunicação Significativa”, a mesma acontece quando quem propõe a conversa sabe como inicia-la. Porem, jamais saberá, nesse momento, como a mesma terminará. É o momento em que abro espaço para o outro se colocar e para o meu silencio, o que me torna um bom ouvinte.

Dessa forma, conhecer sua equipe, saber a hora de falar, observar movimentos corporais, entender o que move o time entre o SER, TER E FAZER, se dar conta para onde estão indo, torna o chegar muito mais fácil. E a comunicação é uma ótima ferramenta para se conseguir caminhar com o grupo.

A comunicação pode ser feita de várias maneiras, não só através de palavras escritas ou faladas. A percepção e a capacidade de motivar, levando em conta o contexto que se percebe através do discurso individual dos componentes da equipe, podem e devem ser usados como grandes diferenciais de comunicação de um Gestor de Pessoas.

Um Gestor de Pessoas que possui diferencial é competente quando ele gera resultados, em decorrência da aplicação de seus conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que agregam valor não só ao seu trabalho mas a Vida, de maneira geral. Isso com resultados sustentáveis a longo prazo (Prof. Gentil 2010)

Por isso, ainda trataremos desse tema “Comunicação” como uma das aptidões necessárias àqueles que desejam gerir pessoas, antes de nos aprofundarmos na Teoria do Elemento Humano, uma vez que ela se inicia com o processo de inclusão das pessoas. E como incluir alguém em algum processo, momento ou local, sem uma boa comunicação?

Nos vemos na próxima semana!

Postador Dea Pacheco

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