Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

Para o Lider trabalhar com o conceito de Inclusão, ele próprio deverá estar integrado com as áreas da Organização que se conectam com a sua nas atividades do dia a dia. 

A Teoria do Elemento Humano representa essa interação considerando: SELF – auto estima e auto conhecimento; Crescimento; Pessoas – Comunicação e Liderança; Equipe – Tomada de decisão; Posição/Cargo – adaptação e alocação; Saude. (Will Schtuz, pag. 13). 

Para entender um pouco mais essa interação, podemos citar o exemplo: se uma pessoa da equipe tem problema de auto estima ela pode alterar o resultado do trabalho de todos, quando tem dificuldades fazer uma apresentação para as demais áreas. Esse comportamento individual pode afetar o grupo, caso o Lider não tenha em mente que essa pessoa não é a mais adequada de sua equipe para essa tarefa especifica. 

Porem, para ter essa visão o Lider precisa conhecer individualmente os integrantes de sua equipe, bem como os interlocutores com os quais a mesma se relacionará ao longo de suas atividades. Dessa maneira, ele poderá incluir, desde treinamentos específicos para cada membro do grupo, bem como atividades que elevem o resultado e transforme seu Grupo em uma Equipe de Alto Desempenho. 

Um dos aspectos que se fazem necessários é o Líder conhecer e promover os pontos em comum e consolidar os pontos fortes individuais em talentos que refletirão coletivamente no resultado do grupo. A compreensão de que nem todo talento é um ponto forte deve ser um conceito amplamente conhecido pelo grupo. 

Uma vez que o Lider está alinhado com a Estratégia da Organização para todas as áreas, ele pode ter insights com muito mais facilidade e não ficar limitado apenas as atividades pertinentes a sua Equipe. 

Por definição semântica, Inclusão significa ato ou efeito de abranger, compreender ou integrar. Também pode significar inserir ou acrescentar. Como fazer isso sem conhecer as pessoas?
E voce? Voce conhece as pessoas da sua Equipe? Ou ainda estão na fase inicial, onde a impressão que voce tem é que estão todos amontoados um em cima do outro, se destacando pela uniformidade de suas competências? 

Na próxima semana falaremos sobre os aspectos que estão por trás do Modelo do Elemento Humano e como o conhecimento desses aspectos pode facilitar o seu crescimento como Gestor e a migração do seu Time para um verdadeiro Grupo.

Postador Dea Pacheco

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal