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» » » » » Um bom relacionamento começa por você!

Por Vanderlei Moraes


Falar em relações interpessoais ou intrapessoais não é tarefa fácil, e se complica ainda mais por sermos seres humanos passiveis ao erro e principalmente à desconfiança. Mas o fato é, somos exigentes, muito "EXIGENTES", e fazer com que isso se reflita em algo positivo é tarefa em que poucos são eficientes.

Quero falar hoje um pouco sobre "Relacionamento", voltado a parte organizacional, tanto da relação em escala horizontal quanto vertical. E para falar sobre este assunto primeiro faço um questionamento, Como está sua relação consigo? Isso mesmo, como você anda se relacionando com você? Suas ações correspondem aos seus desejos, você é aquilo que prega e até que ponto você é capaz de mudar para auto-gerenciar sua vida?

Ser exigente com os outros é fácil, mas enquanto a nós?, até que ponto estamos sendo as pessoas agradáveis  amáveis, companheiras, "bons chefes" que desejamos que os "outros" sejam conosco? 


Lidar com pessoas não é um tarefa fácil, principalmente em um ambiente de trabalho pesado, que exija muito dos colaboradores e deixe-os com os sentimentos a flor da pele. Prezar pela qualidade de vida do trabalhador é um fator importante neste assunto, visto que agimos muito por impulso, e um momento de raiva quase sempre se reflete em um momento de arrependimento.


Para a empresa cabe o papel de administrar esses conflitos e gerenciar o ambiente de trabalho de forma a deixá-lo o mais agradável possível, para as pessoas cabem os fatores que cito mais abaixo (Confiança, Respeito, Tolerância, Companheirismo e Calma). 


Um problema quando falamos em relacionamento é saber lidar com o desconhecido. A partir do momento que somos apresentados à um novo ambiente, com pessoas, desejos e uma cultura diferente da nossa surge a dúvida de como agir com aquilo que não conhecemos, e para essa dúvida podemos usar o dito-popular "Não seja para os outros o que não quer para você".

Mas cuidado com os excessos, muitas pessoas enxergam de forma erronia a simpática, principalmente em relação a novos funcionários. A cultura pessoal tende a deixar transparecer o medo em relação a novos concorrentes, e infelizmente é assim que algumas pessoas enxergam as novas contratações. 


Então o segredo é demonstrar que você está ali para somar e que seu desejo não é prejudicar. Ser humilde nessa horas é imprescindível. O que nos torna um alvo é tentar ser maior que os outros, costumo trabalhar com a seguinte frase "Tente crescer com seus amigos, e não utilize-os de escada, em certo momento da vida pode ser que você precise de algum deles, e pode ter certeza que os que estiverem ao seu lado terão maior facilidade e vontade de lhe estender a mão". 

Abaixo cito 5 fatores que em minha concepção contribuem para uma boa relação:

- Confiança: é o alicerce da relação;

- Respeito: O que impulsiona e mantém o relacionamento firme e forte;

- Tolerância: Para saber reconhecer que as pessoas erram;

- Companheirismo: Como diz o dito popular "Uma mão lava a outra".


- Calma: Para saber tomar as decisões corretas.

O grande problema das pessoas hoje está relacionado ao fato de se julgarem auto-suficientes, afinal ninguém pode ser perfeito em tudo, já dizia Peter Drucker: - Podemos ser razoáveis em várias coisas, mas seremos realmente "BONS" em apenas uma ou duas quem sabe. De nada adianta querer parecer o melhor, você pode até ser, mas saiba reconhecer que você não vai chegar lá sozinho. Sinal disso é que vemos cada vez mais forte o uso da palavra "Trabalho em Equipe", onde cada qual trabalha com sua habilidade de forma a cobrir o ponto fraco do outro,  somadas as habilidades e tapados os pontos fracos elos resistentes e rentáveis são criados.


Mas os bons resultados em equipe vão depender única e somente da relação entre as pessoas envolvidas, e mais ainda, vão depender de cada uma individualmente. Afinal quem melhor do que nós para reconhecer nossos pontos fracos e fortes, por isso a exigência do auto-conhecimento. Sendo assim, comece por você!


Vanderlei Moraes: Administrador de Pessoal especializando em Gestão de Pessoas.

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