Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » Como voce tem acolhido as pessoas?

Por Andrea Pacheo.

Imagine-se chegando a uma festa, depois da mesma já ter começado há um tempo. Como voce se sente se;

a) Já conhece algumas pessoas

b) Conhece algumas mas, não a grande maioria ou,

c) Não conhece ninguém, ou que seja, pouquíssimas pessoas

É claro que em função de cada um dos cenários acima, voce terá uma reação diferente que determinará quanto tempo voce ficará na festa, o quanto se interessará pelas pessoas que não conhece, dentre outras atitudes. Até porque a festa já começou.... Há um “delay” entre os que chegaram antes e voce que esta chegando agora.

O mesmo ocorre nas Empresas. Se voce inicia um trabalho em um ambiente onde conhece as pessoas com as quais se relacionará e é bem recebido por elas, maiores são as chances de voce desempenhar suas funções de maneira eficiente e com maior prazer. O trabalho fluirá de maneira natural, te estimulando a absorver novas competências e novas responsabilidades.

O processo de inclusão trabalha justamente nesse ponto em todas as áreas de nossas vidas. O ideal seria que todos tivessem, nos mais variados momentos, alguém que fosse capaz de facilitar essa inclusão.

Ocorre que diante a urgência que a vida apresenta diariamente e, da própria urgência que nos cobramos para nos mantermos atualizados e aptos para a “concorrência”, não encontramos tempo para nos incluir, sequer para incluir outras pessoas.

E nesse processo diário, vicioso, vivemos atropelando as oportunidades de integração e chegamos a noite sem perceber que o dia já terminou.

Quem de nós separa um tempo para ler um manual de um novo aparelho eletrônico? Para ler um artigo que tenha mais de uma folha, para mostrar ao novo colega de equipe como as coisas funcionam?

Muitas das grandes Organizações já dispõe de manuais de instruções em suas intranets, com a finalidade de proporcionar ao novo colaborador um único local onde o mesmo possa tirar todas as suas duvidas. Enquanto aprende, ao mesmo tempo, todos os fluxos e processos da mesma.

Impossível realidade diante tantas novidades, emergências e falta de integração

Acredito que esse tipo de iniciativa de construção de intranets robustas seja um excelente caminho. Um eficiente repositório para consultas diárias. Mas, não posso deixar de incentivar que a passagem de conhecimento e a integração ainda permaneça sendo feito de pessoas para pessoas. Ate mesmo a orientação de como usar o virtual é muito mais fácil quanto intermediada pelo pessoal.

Como voce tem agido? Voce tem recebido, acolhido e integrado as pessoas em todos os cenários da sua vida? Ou, voce tem entregue a cada novo personagem um manual de instruções de como viver com voce?

Ate semana que vem!

Postador Dea Pacheco

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal