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» » » » A importância da Verdade no Processo de Comunicação, postado por Dea Pacheco

Segundo Tao Te Ching, 

“O líder sábio não intervém desnecessariamente. A presença do líder é sentida, mas frequentemente o grupo se conduz sozinho... O estado de consciência pessoal do líder cria um clima de abertura... O líder que sabe quando escutar, agir e recuar pode trabalhar praticamente com qualquer um... 

Conhecer como outras pessoas se comportam requer inteligência. Conhecer a mim requer sabedoria... Intriga as pessoas a princípio ver quão pouco o líder hábil de fato faz e o quanto ele realiza. É mais importante dizer a verdade simples do que dizer coisas que soam bem.”

A crença comum é que tanto dentro como fora da Organização, a pessoa deveria dizer a verdade sempre com o cuidado de não ferir o sentimento do outro, preservando a privacidade e evitando a vulnerabilidade de ambas as partes envolvidas. Acredita-se que muitas pessoas não podem lidar com a verdade.

Já o Elemento Humano trabalha com a premissa de que nas Organizações o numero de segredos legítimos é mínimo. Existem muitos menos segredos do que se imagina. Isso porque a Organização é feita de pessoas e, muitas dessas pessoas tem o prazer legítimo de propagar noticias pela rádio corredor, fazendo com que o grupo passe a acreditar que as mesmas são verdades absolutas. Como diz o ditado, quem conta um conto aumenta um ponto. Então, a pratica de omissão da verdade pelo Líder da Organização acaba promovendo a “fofoca”, “inverdades” e “radio corredor”. Essas práticas são uns venenos para a Organização.

Quanto mais a Organização diz a verdade, mais saudável e produtiva ela é. As pessoas são mais capazes de lidar com a verdade do que se acredita.

A habilidade de falar abertamente sobre o quão bem o trabalho está sendo feito ou não é uma ferramenta valiosa, que a equipe pode usar para fazer as correções no meio do caminho. De modo que as dificuldades sejam reconhecidas e tratadas imediatamente.

Conheça os seus parceiros de equipe, sua Organização, seus Valores; incentive as comunicações. Cada pessoa tende a se comunicar preferencialmente através de um ou dois métodos de mídias específicas. Nessa época de telefones celulares, mensagem de voz, e-mail, etc., as pessoas são bombardeadas por centenas, se não por milhares, de mensagens enviadas diariamente. Algumas são atendidas, muitas são ignoradas. É cada vez mais importantes entender a maneira como cada pessoa recebe e entende uma comunicação, para ganhar, no final das contas, toda a atenção das pessoas, mesmo que por um breve período de tempo. Às vezes, é necessária a persistência para comunicar uma mensagem; mas, na maioria das vezes, é preciso compreender o método pelo qual os indivíduos preferem se comunicar.

Uma comunicação bem clara deixa menos espaço para mal entendidos. Devemos ser objetivos durante a comunicação. Para sermos ouvidos, lidos e reconhecidos entre milhares de comunicações que são enviadas diariamente. É crucial que a comunicação seja breve, que evidencie os assuntos mais críticos e vá direto ao ponto. O principal é que, se o texto não pode ser lido e compreendido, então é melhor que o texto não seja enviado.

E, existe maneira melhor de ser compreendido do que falando a verdade? Do que ser claro, objetivo e simples?

Pode parecer utopia essa coisa de se falar a verdade. Mas se não começarmos por nós a desenvolvermos essa idéia e reconhecer a importância de dissemina-la entre nossos liderados, não caminharemos. E, para não dar certo a torcida é enorme!

Faça parte da minoria que esta criando a maioria. Seja VERDADEIRO sempre. No futuro tenho certeza de que voce não se arrependerá em ter sido uma espécie de pioneiro dessa ideia!

Ate semana que vem!

Postador Dea Pacheco

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