Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » Nossas Escolhas, postado por Dea Pacheco.


No artigo da semana retrasada, descrevi os aspectos que são considerados relevantes e facilitadores para a melhoria das relações humanas, segundo a Teoria do Elemento Humano.

Na semana passada falamos sobre a importância da Verdade e da Transparência dentro das Organizações e, enquanto indivíduos, também em nossas vidas.

Essa semana nosso tema será: ESCOLHA

Segundo Will Schutz, o ponto é abordado da seguinte maneira: Eu escolho a minha própria vida, sensações, memórias, saúde, tudo – ou escolho não perceber que eu tenho uma escolha (pag. 21 – Teoria do Elemento Humano).

Esse conceito é bem mais profundo do que parece. Além de escolher não perceber que eu tenho uma escolha, posso escolher NÃO escolher. O que também se traduz em uma escolha com consequências, como qualquer outra.

A grande questão é que sempre ao escolher A, temos que assumir não só os riscos e consequências dessa escolha como também temos que estar dispostos a saber que não teremos o resto do alfabeto. Uma escolha sempre nos leva a abrir mão de outras coisas.

Nossa capacidade de escolher o rumo de nossa vida nos permite reinventarmo-nos e mudar nosso futuro.

Fundamentalmente, somos um produto da escolha, não da natureza (genes) ou da criação (educação, ambiente).

Abertura, atenção, ser um bom coaching e estar disponível para sua equipe (e quando não for capaz disso, reconhecer e identificar na Organização quem pode cumprir esse papel), humildade, bom humor, empatia, versatilidade, visão do todo são algumas das características importantes, que em um mundo ideal, todos os Lideres deveriam possuir.

Dar feedback e fowardback constantemente, estar presente não só para comemorar as vitórias, o que é fantástico, mas também nos momentos em que a equipe precisa dividir os insucessos são outras características que nos apontam um Líder diferenciado.

Você deve estar se perguntando o que essas características do Líder têm a ver com o tema Escolha. Tem tudo a ver! Porque você só consegue fazer boas escolhas se conhecer a si mesmo e ao seu time. E como conhecer pessoas de quem você não se aproxima, com quem você não interage e, que só estão presentes na sua vida coladas em um organograma da sua área?

A cada dia, a vida nos oferece uma página em branco para que possamos escrever a nossa história. O que você tem escolhido para escrever em cada pagina? Fazer escolhas positivas e que farão a diferença na sua vida e na vida do seu time ou, ser apenas mais um preocupado com quantas carinhas estão no seu Organograma?

Postador Dea Pacheco

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal