Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » O significado do teste da árvore


Faça um desenho de uma árvore. Não é necessário que você saiba desenhar.

Aqui também (como em todos os testes de projeção) você desenhará uma árvore quase mecanicamente, sem refletir (pense nos desenhos maquinais rabiscados enquanto você telefona)

Este gênero de teste se situa entre os mais simples; emprega um profundo simbolismo, que tem a mesma idade que os homens. 


Resposta

Divida a árvore em quatro partes conforme abaixo:

Espiritualidade: tudo que se orienta para o alto corresponde à espiritualidade;
 
Passado: o que se situa à esquerda tem ligação com o passado, com a infância, com as lembranças e o lado negativo da personalidade;
 
Futuro: o que se encontra à direita é positivo e revela nossa tendência para o futuro, o espírito, o sucesso, a vontade, etc.

Instintos: tudo que desce, (tudo que se oriente para “baixo”) corresponde à afetividade, ao inconsciente e aos instintos;

PARA AJUDÁ-LO


Esta árvore da esquerda foi desenhada por um homem de cinqüenta anos. Você poderá observar facilmente que:

 •      as raízes são muito fortes, bem plantadas, e mergulham muito abaixo da linha média horizontal; parece, portanto, que tratamos com uma pessoa apoiada em instintos vigorosos e sadios.

 •      O tronco da árvore também é vigoroso, maciço e poderoso. Ele está situado à esquerda da linha média vertical. Esta pessoa se apresenta voltada para o passado, interiorizada e fechada em si mesmo. Nenhuma fraqueza de caráter, mas problemas afetivos.

 •      Observe bem os ramos em desenvolvimento; orientando-se para o alto eles se inclinam para a direita. Este homem busca, certamente, a espiritualização. No entanto, a falta total de folhas indica uma espécie de “inverno interior” e uma falta de desenvolvimento. Por outro lado esta brusca fuga da árvore da esquerda para a direita demonstra uma crispação interior no desejo de fugir ao instinto e à matéria para atingir o espírito.

Esta árvore da direita foi desenhada por uma jovem mulher.

 •      A árvore inteira está situada à esquerda; esta pessoa permanece ancorada no passado.

 •      A árvore não tem raízes. Esta jovem demonstra uma espécie de medo de se fixar ou de se prender, uma recusa instintiva.

 •      Observe o grande número de folhas e de frutos. Eles indicam a busca de realizações futuras, um desejo de florescimento, uma necessidade de ser útil, etc. .

 O teste da árvore é freqüentemente utilizado no exame de crianças que são capazes, muito mais do que os adultos, de se deixar levar, sem raciocinar.

 Extraído do livro O livro dos testes de Jacques Lasinay 

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

5 comentários:

  1. Meu nome é Paulo e fiz o exame da PM de SP, fui reprovado no teste psicológico. Desenhei a árvore com folha na horizontal e a árvore bem no meio dela, porém desenhei chão, não sendo possível ver a raiz, e também o desenho devia ter uns 10 cm por 15 cm. Minha pergunta é, posso ter sido reprovado por isso? Fiz certo o desenho ou errado?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo! Na minha opinião, não já nada de errado com a árvore nem com o desenho de uma maneira geral, mas estou falando com base na sua descrição, por isso não posso afirmar que o profissional que fez sua análise cometeu algum erro. De qq forma, marque uma consulta com um profissional e mostre o desenho (exatamente como foi feito) a ele.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, não há certo ou errado, apenas alguma caracteristica avaliada em seu perfil pode nao ter sido compatível com a vaga. Mas vc pode pedir o feedback para a empresa.

    ResponderExcluir
  4. Fez certo. Expressou características de tua personalidade. Tudo que se desenha no espaço gráfico tem um significado, e, não é apenas um teste que define se as características encontradas vão de encontro à descrição do cargo. Não creio que tenha sido reprovado por causa deste teste. Aliás, ninguém é reprovado, pois, geralmente, se buscam características que mais se aproximam do perfil do cargo.

    ResponderExcluir
  5. olá Paulo Wenceslau, talvez vc não tenha sido reprovado pelo desenho em si, mas talvez pelos traços que vc fez, uma linha quebradiça talves, normalmente isso pode indicar sinais de ansiedade, compulsividade entre outras coisas, procure refazer o desenho repare bem nos traços e na forma como o fez, ai vc pesquisa um pouco sobre cada elemento do seu desenho, principalmente na forma como o fez, talvez vc acabe achando o motivo pelo qual vc foi reprovado. abraço

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal