Por Fabio Cabrera para Portal dos Gestores de Pessoas 
Quem não deseja uma ótima colocação no mercado de trabalho? Pois bem, para que isso aconteça, é necessário muito esforço, dedicação, e um bom "Marketing pessoal".

Quem não deseja uma ótima colocação no mercado de trabalho? Pois bem, para que isso aconteça, é necessário muito esforço, dedicação, e um bom "Marketing pessoal".
Saber vender o seu produto é fundamental para o emprego dos seus sonhos. Inúmeros artigos já foram escritos sobre como ter sucesso na entrevista de emprego, quais são as perguntas mais frequentes, e também as respostas mais bem aceitas.
Todavia, a grande pergunta, e mais relevante de todas é: "Por que devo te contratar?"
Os Recrutadores estão inovando a cada dia suas estratégias para selecionar os melhores candidatos. Algumas perguntas ainda são frequentes nas entrevistas de emprego como:
- Quais são seus objetivos a curto e longo prazo?
- Como você se vê daqui a 5 anos?
- Quais são seus pontos positivos e a melhorar?
Estar bem preparado para as essas perguntas é fundamental, o que não pode ser perdido de vista é o foco principal: "como vender o meu produto"!
Você deve estar pensando: "Vender produto tem a ver como Marketing e não com a minha área de atuação". Eu também pensava assim! Até o dia em que fui questionado: "Porque devo te contratar?".
As coisas mudaram. Respondi com um chavão:
"Porque sou ótimo e posso ajudar a empresa a alcançar os resultados esperados". Perfeito! As palavras foram bem colocadas, não titubeei. Porém, fui interpelado com uma outra pergunta que não estava em meu repertório: "Que bom! Me dê um exemplo de como você pode contribuir com isso?"
Ops! Por essa eu não esperava. Respondi com muita insegurança e lábios gaguejantes. Como resultado, obtive a desclassificação para aquela vaga. Mas aprendi uma coisa: "Não conheço o produto que estou a vender"!

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado
Em suma, de forma bem simples - embora não seja - cito um sinônimo bastante conhecido deste "Produto": CHA.
São os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que todos possuem.
Habilidades: para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.
Conhecimentos: sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.
Atitudes: assertiva e pró ativa__ iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.
Com esses princípios bem ajustados, você terá condições suficiente para saber a melhor forma de vender seu "produto".
Algumas dicas de como conhecer seu produto são:
- Faça uma lista de todas as atividades já desempenhada no decorrer de sua carreira.
- Liste as que você mais gosta executar e entende ser relevantes.
- Descreva seu CHA: "Conhecimentos, Habilidades e Atitudes ".
- Faça perguntas que talvez você não saberia responder e trabalhe em cima dela com respostas sinceras.
- Responda: Eu me contrataria?
As dicas acima são uma mola propulsora para começar a negociar a venda do produto!
Certo dia, um amigo que estava participando de um processo seletivo, me disse que negociou a proposta. Pensei: Este sabe o valor que tem seu produto!
Nenhum comentário: