Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » Como fazer um bom Marketing pessoal?



Por Fabio Cabrera para Portal dos Gestores de Pessoas 

Quem não deseja uma ótima colocação no mercado de trabalho? Pois bem, para que isso aconteça, é necessário muito esforço, dedicação, e um bom "Marketing pessoal"

Saber vender o seu produto é fundamental para o emprego dos seus sonhos. Inúmeros artigos  já foram escritos sobre como ter sucesso na entrevista de emprego, quais são as perguntas mais frequentes, e também as respostas mais bem aceitas. 

Todavia, a grande pergunta, e mais relevante de todas é: "Por que devo te contratar?"

Os Recrutadores estão inovando a cada dia suas estratégias para selecionar os melhores candidatos. Algumas perguntas ainda são frequentes nas entrevistas de emprego como:
Estar bem preparado para as essas perguntas é fundamental, o que não pode ser perdido de vista é o foco principal: "como vender o meu produto"!
Você deve estar pensando: "Vender produto tem a ver como Marketing e não com a minha área de atuação". Eu também pensava assim! Até o dia em que fui questionado: "Porque devo te contratar?"

As coisas mudaram. Respondi com um chavão:

"Porque sou ótimo e posso ajudar a empresa a alcançar os resultados esperados". Perfeito! As palavras foram bem colocadas, não titubeei. Porém, fui interpelado com uma outra pergunta que não estava em meu repertório: "Que bom! Me dê um exemplo de como você pode contribuir com isso?"

Ops! Por essa eu não esperava. Respondi com muita insegurança e lábios gaguejantes. Como resultado, obtive a desclassificação para aquela vaga. Mas aprendi uma coisa: "Não conheço o produto que estou a vender"!


Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado

Em suma, de forma bem simples - embora não seja - cito um sinônimo bastante conhecido deste "Produto": CHA. 

São os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que todos possuem.

Habilidades: para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.

Conhecimentos: sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.

Atitudes: assertiva e pró ativa__ iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer. 

Com esses princípios bem ajustados, você terá condições suficiente para saber a melhor forma de vender seu "produto".

Algumas dicas de como conhecer seu produto são:
    • Faça uma lista de todas as atividades já desempenhada no decorrer de sua carreira. 
    • Liste as que você mais gosta executar e entende ser relevantes. 
    • Descreva seu CHA: "Conhecimentos, Habilidades e Atitudes ". 
    • Faça perguntas que talvez você não saberia responder e trabalhe em cima dela com respostas sinceras. 
    • Responda: Eu me contrataria? 
As dicas acima são uma mola propulsora para começar a negociar a venda do produto!

Certo dia, um amigo que estava participando de um processo seletivo, me disse que negociou a proposta. Pensei: Este sabe o valor que tem seu produto! 

Quanto vale o seu?

Acesse: www.rhpontocom.com


Fabio Cabrera
 Linkedin | Facebook | Twitter
Fabio Cabrera é formado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Drummond – SP, atualmente cursa Administração Estratégica pela FGV(Fundação Getúlio Vargas)Utiliza o site como forma de por em pauta o que está ocorrendo no mercado de trabalho conexo à Gestão de Pessoas.

Postador Fabio Cabrera

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal