Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

» » » » Como gerar arquivo "ACERTO" no CAGED - Passo a Passo

Vinha recebendo vários e-mails me perguntando como fazer o "acerto" do CAGED e por coincidência me deparei com a seguinte situação e fiquei confuso: 

Um funcionário havia sido dispensado e sua rescisão já estava finalizada, as movimentações foram realizadas na SEFIP/GFIP, FGTS e por fim a declaração do CAGED. Acontece que o Empregador resolveu, após acordo com o empregado mantê-lo na empresa. Eis a dúvida o que e como fazer com o CAGED, uma vez que u funcionário já havia sido movimentado no mês de comp. 11/2011 como dispensado.

O CAGED funciona mais ou menos como o SEFIP, a opção "ACERTO" dá-lhe a oportunidade de reparar os erros cometidos em declarações entregues, a diferença é que ele vai ser sempre processado em uma competência seguinte. Então uma vez que seja entregue o arquivo "ACERTO", a declaração gerada e entregue anteriormente dará lugar a este novo arquivo entregue. Para facilitar montei um passo - a - passo de como fazer , segue abaixo:

1° Acesse o Programa do CAGED


2° Uma vez aberto o programa, clique em ( Declaração - Nova ) para que possamos criar o arquivo:


3° Uma aba se abrirá e nela devemos selecionar o mês de competência que o primeiro arquivo foi gerado e transmitido, feito isso basta clicar em salvar:


4° Uma tela de cadastro se abrirá, é nela que vamos cadastrar os dados da Declaração, do Autorizado, do Estabelecimento, das Movimentações e do "ACERTO". No primeiro vamos cadastrar a competência da Declaração o Ano e o valor do Salário Mínimo:


5° Agora vamos cadastrar o estabelecimento autorizado a "enviar" a declaração, pode ser a própria empresa, ou se é empresário da área contábil utilize os dados do seu escritório cadastrando-o como responsável pela entrega:


6° O passo seguinte é cadastrar o estabelecimento em que houve a movimentação do funcionário, preencha todos os campos solicitados e clique em salvar. Feito isso clique na aba "Listar Estabelecimentos" e confira se ele foi salvo e se esta constando na lista.


7° Neste processo vamos pular a aba da lateral esquerda "MOVIMENTAÇÕES" e vamos direto para a aba "ACERTO". Clique na Lupa que aparece na parte superior da tela e selecione o estabelecimento cadastrado no passo anterior. Feito isso é hora de cadastrar o acerto, na situação que eu coloquei no começo do artigo este arquivo tem que ir zerado, para que o "CAGED" entenda que não houve movimentação no período. 



Se por ventura você estiver fazendo o CAGED "ACERTO" porque algum dado foi enviado incorretamente, ou até mesmo a data de demissão, o arquivo tem que ser preenchido totalmente. Ele só irá em branco caso não haja nenhuma movimentação na competência. Então preencha todos os dados do funcionário "corretamente" na aba "Cadastrar acertos".


8º Ainda na aba "ACERTO", clique em Listar acertos e veja se os funcionários cadastrados estão lá:


9º Clique em "RESUMO" e confira se a quantidade de funcionários informada no inicio do mês e no final dele é realmente de fato a que consta no relatório, se tiver OK, clique em "imprimir" e depois no "DISKET" verde que aparece no final da página para salvar a declaração.




10º Uma vez salva a declaração, você pode clicar em (Declaração - Analisar ) para ver se a declaração que  foi salva está certa. Feito isso Clique em Transmitir, na seguinte opção:


11º A seguinte tela irá se abrir:


Se já tiver analisado o arquivo no próprio programa do CAGED clique apenas em "Transmitir Arquivo" se preferir pode também fazer a analise.

12° Clique em "Procurar" conforme imagem abaixo e selecione o arquivo que foi salvo:


Após anexar o arquivo clique em salvar.

13° A seguinte tela irá se abrir:


Aconselho que seja feita a impressão desta tela também. Clique em "EMITIR RECIBO", um arquivo em .pdf irá se abrir:


Confira os dados se estão corretos, e também os dados do "ACERTO":


Perceba que na parte superior esquerda o arquivo consta como competência 12/2011, mas na frente dos dados dos trabalhadores está constando compt. 11/2011, visto o arquivo em "ACERTO".

Imprima/Salve o comprovante e pronto.

Abraços e até mais

Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

67 comentários:

  1. Oii...Gostei muito do seu post. Só não entendi uma coisa: no final aparece o acerto de 2 FUNCIONARIOS...um como termino de contrato e o outro como pedido de demissão....e quanto ao funcionario que houve a desistencia da demissão??? Onde ele se encontra??? Esses dois são outros e os dados dele não foi cadastrado exatamente para que ele não saia no CAGED??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, se não houve a dispensa o colaborador não precisa constar no caged, ai apresentamos novamente somente os movimentos já apresentados.

      Att

      Excluir
    2. Andreia acredito que nesse caso você deve cadastrar a movimentação de acerto da mesma forma que ela foi enviada no arquivo CAGED, porém, você deve habilitar em TIPO DE ATUALIZAÇÃO como EXCLUSÃO DE REGISTRO. Isso também vale para movimentações à incluir.

      boa sorte

      Excluir
  2. Olá Andreia, o acerto será somente o que de fato aconteceu. Neste caso o colaborador que havia sido informado anteriormente não consta por que como você disse, ele não saiu da empresa. Sendo assim, não há necessidade de movimentação no CAGED, e este arquivo "acerto" vai substituir o arquivo enviado anteriormente!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi... no meu ACI só esta aparecendo o mes Junho e Julho na foto nº3. COmo eu faço?

    ResponderExcluir
  4. @Mara Ribeiro que estranho, já tentou desinstalar e instalar novamente a nova versão?

    Att

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia, eu tenho um problema que não estou conseguindo resolver, foi feito a admissão do funcionário em fevereiro/13, como a empresa não tinha feito o exame admissional ele começou a trabalhar apenas em março/13, no caso foi alterado a data de admissão.
    Em fevereiro mandei CAGED com a admissão. E Março quando foi mandando foi mandado a admissão correta. Terei que alterar o CAGED do mês de fevereiro preciso fazer o ACERTO, certo? Então quando entro para fazer tais procedimentos no meu CAGED offline, para eu fazer um Novo, ele só mostra as competências março/13 e abril/13 a de fevereiro ele não abre campo para selecionar.

    Aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo, boa noite. O arquivo acerto é feito sempre na competência atual, por isso é de acerto, é no acerto que você vai movimentar com a data retroativa, a data de Admissão por exemplo.

      Att

      Excluir
  6. Boa Noite!!

    Tenho a seguinte duvida, fiz uma declaração em abril de 2012 do caged e preciso alterar os dados de um funcionário pq na verdade é é deficiente auditivo e não informei e mediante fiscalização do ministerio do trabalho preciso retificar, a duvida é pq se eu fizer com a competência atua tenho que jogar a quantidade no primeiro dia ai com esse acerto ele aumenta no ultimo dia meu saldo e não é correto pois ele já foi informado não seria isso? ou tenho que fazer um acerto excluindo o funcionário e depois refazer incluindo pq ai fica certo o saldo?

    Att..
    Paulo Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure fazer o acerto separado do movimento do mês atual, assim você vai colocar o total inicial da competência do acerto, com isso o total final ficará correto,


      Abs

      Excluir
  7. Vanderlei, boa tarde!
    Preciso muito de ajuda, fui a até o MTE e não consegui nehuma informação quanto a minha dúvida.

    A quantidade de funcionários no início do mês de abril/2013 está errada,esta informação é corrigida no menu de cadastro do estabelecimento.

    Como faço para corrigir esta informação? também teria que enviar como acerto informando no menu acerto toda a movimentação anterior?

    Para este tipo de correção também há incidencia de multa?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você identificou que a quantidade inicial está incorreta?

      Excluir
  8. Vanderlei, Boa noite, gostaria de tirar uma duvida com vc, preciso informar 02 acertos em 2012, sendo um de demissao e outro de admissao, em 2013, tb ocorre a mesma situação admissao e demissao.Como posso enviar este arquivo, tudo junto? por favor, preciso de sua ajuda..desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana, não vejo problema, desde que faça o cadastro das empresas corretamente e também informe o período e a informação correta na aba "Acerto";

      Mas eu aconselho a fazer o envio dos arquivos por competência. Dê preferencia para o envio de vários acertos sempre que estes ocorrerem no mesmo mês/ano, caso contrário eu enviaria individualmente.

      Abs

      Excluir
  9. Boa tarde!

    tenho uma duvida,o meu caso e de não ter feito no prazo, quando eu vou fazer normal aparece competencia junho/2013, sendo que ainda não fiz o de maio/2013, entao fiz todo o procedimento conforme o passo a passo,
    porem na parte em que eu cadastro o funcionario completo e vou salvar, aparecce um erro onde diz que o numero da competencia do acerto não pode ser maior e nem igual a competencia vigente. ou seja na figura 4º eu coloquei como maio/2013 pois ainda nao tinha feito e na figura 7º coloquei maio/2013 pois ainda nao tinha feito desse mes. que mes de vigencia ou competencia devo colocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krlinha, o que pode ter acontecido é que não havia passado o prazo de entrega do arquivo. Lembrando que o prazo é sempre até o 7° dia de cada mês, no seu caso de Maio poderia ter sido entregue até 07 de junho. Quando é assim não precisa fazer o acerto, basta reenviar o arquivo corretamente.

      Espero ter ajudado!

      Abs

      Excluir
  10. Andreia

    Boa tarde!

    Tenho uma duvida: Em maio enviei o Caged com a demissão de uma funcionária, porém ela foi reintegrada. Nesse caso como devo proceder? A competencia tem q sair como Maio? Ou pode ser Junho? E também, o recibo de pagamento aparece como Acerto?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Andreia, se você for fazer agora a competencia tem que ser a de junho. Mas no acerto você informa a colaboradora com a data de admissão correta e sem o movimento de dispensa.

      No recibo de entrega vai constar sim 1 acerto, que será o da colaboradora!!

      Espero ter ajudado!

      Abs

      Excluir
  11. Boa Tarde..Sr.Vanderlei por gentileza me ajude
    Fiz um Caged de PEDIDO de DEMISSAO, sendo o dia do desligamneto coloquei ERRADO no CAGED foi 05/06/2013, sendo que o CORRETO É 04/06/2013.como FAÇO PRA REOLVER ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Basta apresentar um novo caged ACERTO, constando as mesmas informações de empresa e colaborador com o erro, alterando somente os dados errados e transmitir novamente! conforme instrução acima!

      abs

      Excluir
  12. Boa tarde Vanderlei, fiz uma rescisão em junho/2013 mais era para ter sido feita em jan/2013 devido a um acordo judicial. Agora preciso excluir a rescisão e gerar outra com a data certa. Tem como fazer acerto nesse caso?

    ResponderExcluir
  13. Enviei o CAGED com 26 movimentos, porém existia uma informação errada de apenas um colaborador.
    No caso, o correto é enviar o caged COMPLETO novamente com apenas o colaborador cadastrado no ACERTO ou enviar um CAGED apenas com o colaborador a realizar o ACERTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Neste caso informe o Caged de Acerto constando apenas este colaborador.. Para enviar todos novamente, teriam que constar como acerto, o que não é o caso.

      Abs

      Excluir
  14. Boa tarde! Em abril/2013 foi enviado CAGED com número de PIS do funcionário errado, comio faço para corrigir? Devo enviar um novo CAGED com todos os movimentos do mês ou apenas do funcionário com erro no PIS?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! Em abril/2013 foi enviado CAGED com movimentação de funcionário com erro no numero do PIS, como devo rpoceder para acerto dste numero?? Devo enviar outro CAGED com todos os movimentos da época com o numero correto ou apenas do funcionário???

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Vanderlei,

    estou com uma duvida, enviei no dia 05/07 , o CAGED competencia de junho/2013, com 02 funcionarias admitidas, porém , na verdade deveriam ser 03 funcionárias. Estou confuso, e não entendi o que fazer. Devo enviar movimentação das duas anteriores e acerto da outra, a qual não foi enviada? Ou Somente a acerto?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Vanderlei, no dia 05/07 enviei o caged de uma empresa com dois movimentos(duas admissões) , sendo que na verdade deveriam ser 03 movimentações (três admissões). O que faço diante desta situação? Envio caged somente com acerto da funcionaria que faltou? Ou Envio CAGED com dois movimentos e um acerto?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bruno,

      Isso, é este o procedimento!

      Abs

      Excluir
  18. Prezado Vanderlei, bom dia!

    A quantidade de funcionários no início do mês de junho/2013 está errada, pois foi informada a menor. Verifiquei isso contando o meu efetivo no mês de Julho. Esta informação é corrigida no menu de cadastro do estabelecimento.

    Como faço para corrigir esta informação, uma vez que no menu acerto não me da essa opção de acertar a quantidade de inicio e final.
    Para este tipo de correção há incidencia de multa?

    Obrigada


    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,

    Preciso de uma informação quanto a transmissão do CAGED em atraso. Não foi transmitido as competências 02, 03, 04, 05 e 06/2013 como devo proceder para transmiti-los e não gerar a multa de entrega em atraso? Existi alguma forma.

    Desde já Agradeço.

    Tamires

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Vandelrei!
    Preciso fazer um CAGED de acerto do número do PIS do empregado.
    Foi informado o PIS de um outro empregado e o mesmo está com problemas para receber o seguro-desemprego, porque está constando um vinculo após ele ter sido demitido.
    Como posso fazer este acerto? Faço a exclusão do movimento com o PIS errado e depois informo com o PIS correto ou apenas faço um CAGED informando o correto?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde Vanderlei!Você poderia me ajudar? No mês 08/2012 entraram dois jovens aprendizes na empresa, sendo que o vínculo foi como (10-Contrato prazo indeterminado), quando na verdade deveria ser o (55- Menor Aprendiz), sendo que só agora identificamos este erro. Estou fazendo um CAGED de acerto e estou com dúvidas referente ao valor da multa, sei que acima de 60 dias o valor para fazer o DARF é de R$ 13,40. A minha dúvida é: Seria o valor de R$13,40 multiplicado pelos dois jovens que entraram na empresa, que é igaul ao valor de: R$ 16,80 para pagamento? Ou R$16,80 (multiplicado) pela quantidade de dias ou meses até o dia atual onde foi identificado o erro que devo colocar no DARF para pagamento? Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  22. Vanderlei, boa tarde!! Meu nome é Rodrigo.
    Em uma transferência de funcionários entre filiais do mesmo grupo econômico, acabei informando somente a saída da filial. Para informar a Admissão na outra filial devo enviar a declaração de acerto, correto? A falta dessa declaração gera multa?

    ResponderExcluir
  23. Vanderlei por favor me esclareça> preciso enviar o caged da competência 07/2013 que está fora do prazo, ocorre que não tenho movimentação na competência 08/2013. Não estou conseguindo enviar como acerto. No aguardo.Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Vanderlei Bom Dia,
    Enviei o CAGED do mês de agosto na data correta, porem ficou faltando duas admissões, estou tentando enviar o CAGED com as movimentações e um acerto, porem quando lanço a competência no campo do acerto aparece a seguinte mensagem: "A competência do acerto não pode ser maior ou igual à competência vigente. (erro 225)."
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá bom dia, tudo bem?
    Para os empregados antigos e que continuam ativos, mas substituiram as CTPS pelas novas, com numeração diferente das que constam no registro inicial, é procedimento correto enviar CAGED Acerto, para informar a mudança da CTPS??
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesllay, boa noite!

      eu não costumo fazer tal procedimento, pois não altero os números das Carteiras, uma vez que a 2ª via vem com a anotação de CTPS anteriores, o que valida os números das mesmas.

      att

      Excluir
  26. Boa tarde!
    Se possível me auxiliar nessa dúvida é o seguinte:Tenho 04 colaboradores que são deficientes, porém acredito que nas informações encaminhadas na admissão dos mesmos não foram informados como deficientes.Neste caso para o MTE estamos como em debito com a cota de deficientes necessária, apesar de termos esses colaboradores.Estes são de admissões bem anteriores, logo, como poderia informa-los ao MTE, haja vista que já foram informados em caged, apenas não tinha a informação que eram deficientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, boa noite!

      Você terá que fazer um CAGED de acerto onde vai listar esses colaboradores e informar corretamente a opção de deficiência e tipo de deficiência.

      Att

      Excluir
  27. Vanderlei, bom dia!

    Me ajude com uma dúvida, por favor.
    Informei errado a quantidade de colaboradores no inicio do mes, ja fiz a retificação (competencia 09/2013), e irei transmitir. O procedimento é so esse?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Na figura 3 como já tinham falado acima, para mim só aparece os meses de "setembro/outubro".
    Tenho que excluir e baixar de novo?? obrigado

    ResponderExcluir
  29. Bom dia!
    A minha duvida é a seguinte, como a CEF estava de greve, não consegui protocolar a DCN e o numero de PIS não saiu, com isso, não consegui gerar o CAGED comp. 09/2013 da empresa. Posso usar esse mesmo procedimento para entregar o CAGED em atraso?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Vanderlei,
    A minha situação é um pouco diferente das demais.. devido uma reclamatória trabalhista, onde o empregado trabalhou por um período de 2 anos sem registro, e consequentemente não informado no Caged, será necessário fazer todo o processo retroativo, inclusive as informações de admissão e demissão ao Caged. Então como não houve Caged transmitido não consigo gerar o acerto... Pode me ajudar?

    Att,
    Sula.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Vanderlei, enviei minha dúvida ontem, porém não obtive resposta, e tenho prazo para apresentar tais informações, se possível, me dê retorno, pois eu realmente não sei o que fazer.

    Grata,
    Sula.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Vanderlei!

    Mandei um arquivo de acerto da comp. 09/2013 no dia 11/10/13 e até agora não consta no extrato do caged o acerto, pelo que conferir e pelo que explicou acima, mandei certinho, será que este arquivo foi considerado? Realmente demora para processar o acerto no extrato?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Vanderlei!

    Tenho um empresa que informou o caged no prazo, no entanto informou a quantidade de colaboradores errado, no primeiro dia do mês informou 10 , houve 1 desligamento e no final o saldo de 9 colaboradores, o correto é 9 colaboradores 1 desligamento e o saldo final 8 colaboradores, como faço para corrigir, sedo que o caged é o mês 08/2012?


    ResponderExcluir
  34. Nesse mês de Outubro/2013 sofremos uma fiscalização do MTE sobre a cota de deficientes físicos. Na empresa há 2 funcionários que são deficientes, porém nunca foram classificados como tal. Um é deficiente físico, sua admissão foi em 05/1999 e outro é deficiente auditivo, sua admissão foi em 12/2010. O MTE informou que devemos alterar isso no CAGED. Como fazemos isso? Seria um "ACERTO"? Qual competência usamos? Todos os outros funcionários dessa competência deve ser informados novamente? Nunca enviamos acertos.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, estou tentando fazer o CAGED ACERTO, porém, não habilita a aba Cadastro de Acerto. Pesquiso a empresa na lupa, aparece a empresa desejada, mas na aba que devo cadastrar as alterações não habilita para que eu possa fazer o cadastro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Vanderlei boa noite! Ainda não ficou claro para mim, tenho um funcionário que está com o PIS errado no CAGED que já foi declarado do funcionário com PIS errado e mais dois corretos, devo colocar os dois funcionário em movimento e o que tem PIS errado em acerto e enviar? resumindo duas admissões (em movimento) e um acerto? na Caged ACERTO?

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho que incluir os funcionário com DADOS CORRETOS E OS COM DADOS INCORRETOS na janela ACERTO não é ? não posso esquecer nenhum já que o arquivo irá substituir o antigo, agradeço desde já sua presteza.

    ResponderExcluir
  38. Estou tentando transmitir o CAGED a dias, e sempre aparecendo erro na transmissão, pensei que poderia ser o certificado digital, não completa a transmissão e aparece erro no repositor.Não sei onde recorrer em caso de erros assim. Alguém pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Boa Tarde

    É a primeira vez que faço o CAGED da empresa na qual trabalho e gostaria de sanar a seguinte dúvida: no dia 06/11/2013 foi enviado a movimentação do CAGED referente a outubro, só que o a pessoa que enviou esqueceu de atualizar o total de funcionários vigentes em cada filial. O total de funcionário por filial que consta na competência de outubro é de setembro e não de outubro. Todos os demais dados estão corretos (admissões/demissões e transferências, está tudo certo), é só o valor total de funcionários por filial que está errado. (filial A tem 271 funcionários e no caged foi o total de setembro que era 270, filial b tem 108 no caged de outubro foi o total de set que era 109, ect)

    Como faço para corrigir essa informação sem que o sistema some os totais com o arquivo enviado em 06/11/2013?

    No aguardo
    Att

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde

    É a primeira vez que faço o CAGED da empresa na qual trabalho e gostaria de sanar a seguinte dúvida: no dia 06/11/2013 foi enviado a movimentação do CAGED referente a outubro, só que o a pessoa que enviou esqueceu de atualizar o total de funcionários vigentes em outubro. O total de funcionário por filial que consta na competência de outubro é de setembro e não de outubro. Todos os demais dados estão corretos, é só o total de funcionários por filial que está errado.

    Ex: filial A em setembro: 270 funcionários
    filial A em outubro: 271 funcionários, mas foi enviado o total de setembro 270
    e isso ocorreu para todas as filiais

    Como faço para corrigir essa informação sem que o sistema some os totais com o arquivo enviado em 06/11/2013?

    No aguardo
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, o sistema conta a quantidade inicial e considera todas as movimentações no Mês. Você terá que conferir se não estão havendo movimentações duplicadas!

      Abs

      Excluir
  41. boa noite
    gostaria de uma informação,minha filha esta entrando com o credito educatico Fies e meus filhos nunca trabalhou e não possui carteira de trabalho e o Fies estão exigindo o CAGED como faço para adquir o Caged e alem desse documentop eles tem de tirar a carteira profissional tbm ou só o Caged resolve,e tbm onde posso tirar o caged moro em BH MG obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Angela.

      O CAGED e uma declaração que o governo federal exige que as empresas entreguem mensalmente contendo as movimentações que estas tiveram no mês. Contratações, demissões, transferências entre filiais.

      No caso dos seus filhos, se não trabalham você não vai conseguir tal declaração.

      Abs

      Excluir
  42. boa noite!
    gostaria de uma informação minha filha esta entrando com o credito educativo e ela e o irmão nunca trabalharam e não posssui a carteira de trabalho e o Fies esta exigindo o caged eles precisam tirar o cage e carteira de trabalho tm ou só o caged resolve,moro e BH MG e onde posso tirar esse caged obrigado

    ResponderExcluir
  43. Caro Vanderlei,

    Peço a gentileza de sua ajuda.
    O CAGED referente a competência 12/2013 não foi enviado devido a um problema com o certificado e estou tentando enviar o acerto este mês, porém, não estou entendendo como devo proceder, pois quando abro uma nova declaração, ele apresenta somente o mês de janeiro e fevereiro/2014.
    Devo gerar o arquivo como janeiro/2014? o problema é que quando tento desta forma, ele não aceita alegando que o na base de dados já possui um arquivo com esta competência (janeiro/2014 já enviei).
    Como devo proceder para conseguir enviar este arquivo acerto?

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, voce não vai conseguir abrir novamente a comp passada. Deverá ser feita na comp atual, mas os dados na competencia de acerto, e depois você vai informar o período referente a este acerto, então coloque a comp 12;

      Excluir
  44. Boa tarde,
    Estou com a seguinte situação: por um erro no certificado digital não consegui mandar o CAGED da competência 11/2013 no qual teve 4 admissões e uma demissão. Vou fazer o acerto nessa agora 01/2014 que teve 5 admissões. Devo preencher as informações do pessoal de Nov/13 na aba acerto e as movimentações de Jan/14 na aba Movimentações, é isso? E quanto a opção de "Converter Arquivo em Acerto", em qual caso ela pode ser usada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, aconselho a fazer a declaração do mês de vigência primeiro, e depois faça somente a do acerto. Fica mais prático e menos passível de erro.

      Abs

      Excluir
  45. Vanderley

    Acabei de encaminhar um arquivo (contendo 10 CNPJ) convertido em acerto.
    Entretanto, precisa apenas ter retificado a informação de 1 CNPJ, no campo total de empregados que na verdade era 61 e não 63. Vale ressaltar que este CNPJ não possuia movimentação nem de admissão/demissão. Era só o total que estava errado.
    Mas, quando do envio do CAGED de Acerto, o mesmo foi encaminhado com os 10 CNPJs, e com a informação de acerto para todos os 10, ou seja, eu não precisava fazer acerto dos 10 e sim do total de empregados inicio e término de 1 CNPJ. O que eu faço para retornar a informação anterior?
    E, no caso de estar correto, todos os registros dos 10 CNPJ são acertos mesmo?
    Tenho que pagar multa?

    ResponderExcluir
  46. Olá Vanderlei
    Não sei se a mensagem anterior foi aprovada por isso segue minha enorme dúvida.
    Acabei de encaminhar Caged de Acerto contendo 10 CNPJs, entretanto, era para retificar apenas o total de empregados (já que não houve admissão nem demissão) de um unico CNPJ. Porém, ao visualizar o recebi, percebi que foi colocado ACERTO para todas as admissões e demissões dos outros 9 CNPJs. O que eu faço? Tenho como excluir esta declaração de ACERTO encaminhada anteriormente e permanecer com a orginal? Esta certo todas as movimentações dos outros CNPJs aparecerem como acerto? Vou pagar multa se tiver que deixar assim como ACERTO os 09 CNPJs? Teria que ter feito apenas ACERTO para o CNPJ com informação errada? Aguardo urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thais, realmente não está correto. O acerto deveria ter sido realizado apenas com a empresa que continha os dados errados. Como você fez o acerto, veja se os dados das outras nove estão diferentes da primeira declaração, se estiverem corretos, OK. mas se não, terá novamente que realizar a declaração de acerto para concertar o equivoco.

      Abs

      Excluir
  47. Boa noite.
    Preciso retificar uma data de desligamento no CAGED... o funcionário foi informado com a data errada. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você terá que fazer um arquivo de acerto informando a data correta!

      Abs

      Excluir

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal