Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» »Unlabelled » Crie vários líderes em sua organização!

Por Leonardo Marioto

Já escrevi em outros artigos sobre a importância de termos diversos tipos de líderes dentro de uma organização. Escrevo mais um texto descrevendo este conceito, pois acredito fielmente na previsão da modernidade onde irão atuar vários líderes de diferentes tipos para determinados cargos e distintas funções. O trabalho está tomando outras dimensões, principalmente em instituições privadas. Como já disse em vários outros textos, os cargos estão se tornando mais intelectualizados e cada vez menos mecanicistas. E o que poderemos fazer para que as pessoas consigam adequar e se adaptar a esta nova ordem empresarial? Em minha opinião há uma única solução: a criação de vários estágios de liderança para cada participante das corporações.


Defendo com todas as forças a geração de autonomia a todos os integrantes de uma empresa. Autonomia pessoal, autonomia em suas funções, e principalmente, autonomia na realização das tarefas inerentes aos cargos desempenhados, mas claro, dentro de certos limites de aceitação, limites regidos pela cultura organizacional. Este, para mim, é o caminho da autonomia do indivíduo em seu cargo, ela tem de ser referenciada pela cultura, uma cultura forte e espalhada por toda a organização. Uma cultura voltada para o desempenho, para bonificações grupais e individuais, uma cultura concreta e presente em todos os estágios da empresa. Só com uma cultura voltada para o ser humano, fazendo-o sentir-se parte integrante da organização, que iremos conseguir a criação de autonomia e de auto-liderança nos participantes das empresas.

Mas por que devemos ter vários líderes? Uma pergunta muito simples em sua resposta: Porque, acredito eu, que a maioria dos empregados de uma instituição deseja reconhecimento e, mais do que isso, deseja colocar mais o seu ‘’jeitão’’ de se fazer o trabalho. Não há nada mais gratificante que desempenhar uma função em que você tenha liberdade para fazer um trabalho com suas características, e acima disto, sabendo que o fazendo de modo particular de seu ser, irá trazer bons resultados. A autonomia pessoal e conseqüentemente profissional traz uma organização regida por vários líderes, e destaco mais uma vez, isto só será possível com uma cultura voltada para essas características mais libertas de paradigmas inatuais.
Quais as conseqüências de uma organização regida com vários líderes? Se feita de maneira adequada trará grandes conseqüências positivas para a instituição:
  1. Maior motivação aos funcionários;
  2. Melhor reconhecimento do trabalho realizado;
  3. Maior disposição para se fazer as tarefas;
  4. Desenvolvimento de características de liderança aos grupos e indivíduos;
  5. Trabalho realizado de maneira mais aberta e conseqüentemente, maior inovação;
  6. Maior abertura mental dos funcionários;
  7. Melhor desenvolvimento do capital intelectual dos participantes e etc.;
Como podemos ver a organização terá grandes benefícios com a instituição de camadas de liderança para todos. Consigo observar muito por aí, uma grande insatisfação com o trabalho por diversos tipos de funcionários, e muitas destas insatisfações se dão ao fato de não terem autonomia para realizar suas funções, empresas regidas por normas e regras sistemáticas que travam o funcionamento gerando apatia as partes integradas. Empresas como a Google, que traz estas características de liberdade é um grande exemplo para o que está caminhando para o futuro das organizações modernas. As que se manterem presas a paradigmas passados estarão fadadas ao estacionamento no tempo e estarão estagnadas em tempos futuros.

Mais artigos disponíveis em: www.leonardomarioto.com

Postador Leonardo Marioto

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal