Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » Perguntas do dia: Como efetuar desconto de empréstimo na rescisão?



Mariana **

Desconto de empréstimo na rescisão??

Queria saber se, com autorização do funcionário, eu posso descontar o empréstimo que ele deve à empresa, no valor de R$ 1.400,00, da rescisão contratual.

Preciso saber se é legal, pois ele será homologado.


Consultor de RH: Os descontos sobre as verbas rescisórias do empregado devem obedecer aos dispositivos legais e convencionais.

A Lei nº 10.820, de 2003 (art. 1º, § 1º) e o Decreto nº 4.840, de 2003 (art. 16, caput), que a regulamenta, estabelecem a possibilidade de desconto do saldo devedor de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil nas verbas rescisórias devidas ao empregado, no limite de 30% (trinta por cento) de tais verbas, desde que haja previsão no respectivo contrato.

Desta forma, tais descontos não se sujeitam à regra do artigo 477, § 5º da CLT e podem ultrapassar o valor equivalente a um mês da remuneração do empregado.

Alguns Fiscais do Trabalho entendem que o valor do desconto não pode ultrapassar o valor dosalário base conforme artigo acima. Ou seja, aplica-se os 30 %, caso ultrapasse, mantem o salário base.

Entendo que uma vez não pago, ou descontado indevidamente algum valor das verbas rescisórias, deve pagar a multa do 477 da CLT.

Embora embasado na lei ( nº 10.820, de 2003 (art. 1º, § 1º) ) e Decreto( nº 4.840, de 2003 (art. 16, caput) ) que possibilitam tais descontos, isso não exime a empresa da possibilidade de reclamatória trabalhista, pois os valores podem ser superiores ao previsto no artigo 477, § 5º da CLT.

Deste modo, cabe ao departamento deliberar sobre o assunto e as assertivas acima não exime da possibilidade de reclamatória.

Por fim, é recomendado à empresa que respeite o teto previsto no artigo 477, § 5º da CLT para evitar reclamatória.

A disposição.


Você também tem dúvidas? Envie sua pergunta ao Consultor de RH.
VEJA TODAS AS PERGUNTAS AQUI

Aproveite e Siga o @rh_pontocom no Twitter agora e mantenha-se mais atualizado!

Visite  www.rhpontocom.com/DepartamentodePessoal

Linkedin | Facebook | Twitter
Fabio Cabrera é formado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Drummond – SP, atualmente cursa Administração Estratégica pela FGV(Fundação Getúlio Vargas). Utiliza o site como forma de por em pauta o que está ocorrendo no mercado de trabalho conexo à Gestão de Pessoas.

Postador Fabio Cabrera

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal