Por Infomoney
Por mais que você goste do seu trabalho, ficar oito horas dentro de
um escritório, sentado em frente a um computador, é o cenário perfeito
para a dispersão, o que, consequentemente, acaba por impactar a
produtividade e qualidade do trabalho.
“Ter foco significa gerir alguns processos. Mas, se há desconforto,
seja na vida pessoal, como na profissional, certamente, a pessoa terá
uma diminuição desta capacidade”, explica o sócio da Alliance Coaching,
Sílvio Celestino.
Entretanto, de acordo com ele, esta não é uma situação sem solução,
pois algumas medidas simples podem ajudar o profissional a dispersar
menos.
Dicas
Reflita: primeiramente, diz o
especialista, ao perceber que a perda de foco é recorrente, procure
fazer uma reflexão, respondendo três perguntas: “o que me incomoda
internamente?”. Ou seja, analise se você está com alguma dor, algum
problema de saúde, ou mesmo emocional, que podem estar tirando sua
atenção.
A segunda pergunta é a seguinte: “o que me incomoda externamente?”.
Neste caso, deve-se analisar o ambiente e os relacionamentos, tanto os
pessoais como os profissionais. Já a terceira e última pergunta “como
vou lidar com isso?” deve buscar repostas para resolver as situações
Lista de aturação: a segunda medida sugerida por
Celestino é fazer a chamada lista de aturação, que nada mais é do que
listar tudo que você está “aturando”. Assim, pegue uma folha e escreva,
por exemplo, itens que precisam de conserto na sua casa pois, esse tipo
de coisa, diz o profissional, vem à mente quando a pessoa está
trabalhando.
Da mesma forma, se há algo precisando ser arrumado ou modificado no
trabalho, faça também uma lista para este ambiente e procure o
responsável para verificar se é possível resolver problema.
Exercício físico: os exercícios físicos também são
aliados de quem quer manter o foco no trabalho, especialmente se a
profissão da pessoa exige mais o trabalho intelectual. Além disso,
durante o trabalho é interessante que a pessoa caminhe um pouco de
tempos em tempos para ajudar a manter o foco no trabalho.
Presenteie-se: por fim, lembra o especialista, o
excesso de atividades e, sobretudo, de adversidades enfrentadas no
trabalho, também ajudam as pessoas a dispersarem. Portanto, diz
Celestino, ao enfrentar adversidades no trabalho, presenteie-se, faça
algo que gosta, pois isso ajuda a manter o foco da próxima vez que a
pessoa enfrentar problema, ou situação parecida!
Nenhum comentário: