Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » Lidando com pessoas no ambiente de trabalho

 Por Leonardo Marioto

Há algo que não temos como fugir, o relacionamento com pessoas tanto no ambiente de trabalho como em sua vida social. Entretanto iremos focar neste artigo o relacionamento com pessoas difíceis de lidar no ambiente empresarial.

Todos nós desejamos ser aceitos e amados em qualquer ambiente em que estejamos, entretanto isso não é possível com todas as pessoas, ou seja, você não será gostado por todos. Porém não é este o intuito deste artigo, mas sim, de como saber lidar com pessoas mal humoradas, arrogantes ou soberbas dentro das corporações. É muito difícil você ser uma pessoa cordial e receber em troca tratamentos ríspidos de outrem que por falta de educação ou problemas pessoais que acabam interferindo na vida profissional. Entretanto ninguém é obrigado a agüentar o mau humor alheio seja de quem for, colegas de trabalho ou de seu chefe, pois todos nós temos problemas e algumas vezes até maiores do que estes seres estúpidos possuem, portanto mesmo com problemas o essencial é ser profissional. Mas o que fazer para não cair na armadilha de se sentir um zero a esquerda com alguns tratamentos recebidos? Esta pergunta pode ter várias respostas e vou postar a minha opinião sobre tal fato.

Primeiramente nós temos que ter um equilíbrio emocional para saber lidar com estes tipos de pessoas, não pegando para nós uma fala mal humorada de seu chefe ou de seu colega de trabalho. Enxergo estas pessoas como seres sem amor próprio, sonhos, planejamentos, e nenhum respeito pelo próximo. Em segundo lugar é saber de seu real valor. Seu real valor vem com maturidade e muito esforço tanto pessoal quanto no âmbito de profissionalismo, pois quando você começa a reconhecer seu próprio valor o que o outro diz perde a importância, pois você sabe do que você é capaz, mas também como sempre friso em meus artigos, críticas construtivas sempre serão bem vindas, não devemos nos tornar arrogantes ao ponto de achar que sabemos tudo, pelo contrário, a realidade é que não sabemos nada, e quanto mais nos colocamos nos estudos e nas leituras mais esta frase se revela verdadeira.

Lidar com pessoas indesejáveis no ambiente de trabalho é uma tarefa muito difícil. O que não podemos é cair na armadilha de se sentir mal por alguma fala do outro. Quando começamos a amadurecer nossas mentes, vamos criando uma musculatura emocional para poder lidar com os mais diferentes tipos de situações, sabendo equilibrar o que é bom e o que é ruim para nós. Pessoas que gostam de se portar de maneira arrogante e de querer mandar sem ter este direito devem ser vistas com olhos de indiferença, pois não há mais nada de melhor a ser fazer nestes momentos do que ignorar estes seres. Tratar com indiferença derruba qualquer pessoa. Porém não se trata de tratar a pessoa que pode estar te prejudicando de modo grosseiro ou coisas do tipo, mas sim, é o realmente ‘’não dar bola’’ para as falas ríspidas.

Para poder lidar com estas situações você deve estar focado em você, em o que você quer e saber de seu real valor. É saber focar no que realmente lhe interessa e desfocar o que não te acrescenta em nada. Saber estas lições é de vital importância para seu crescimento futuramente, tendo assim uma vida mais natural e consistente em si mesmo. Procure pelo autoconhecimento, você não se arrependerá.

Mais artigos disponíveis em: www.leonardomarioto.com

Postador Leonardo Marioto

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal