Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:



Prezado Vanderlei

Primeiramente, agradecer pela sua boa vontade de esclarecer alguns pontos sobre a Conectividade Social.

Sou Contador e já tenho algumas noções acerca da nova sistemática da Conectividade Social ICP, apenas gostaria de algumas confirmações da sua parte pois sentir firmeza quando li algumas orientações suas, diferente da CEF que dificulta muito o tirar dúvidas.

1) A dispensa do certificado para empresa com menos de 10 empregados atende apenas aquelas que são optantes do simples nacional, correto?

2) Para as demais empresas, independe do número de empregados?
As demais empresas terão que aderir ao certificado digital, até nos casos da ISENTAS eu já aconselharia fazer o certificado, pois hora mais hora menos todos vão precisar do mesmo.

3) Essa dispensa, serve apenas para envio da GFIP, para os demais serviços ( solicitação de extrato, relatorios de inconsistencia e etc) todas as empresas com funcionário devem possuir o certificado digital?

Não, as empresas dispensadas do certificado digital irão continuar utilizando o sistema PRI (disquete) ao qual farão todas as movimentações, bem como impressão dos extratos e relatórios de inconsistência, e ainda podem outorgar procuração, no seu caso como contador para seu E-CPF ou E-CNPJ.


4) Utilizo o Windowsa XP e o Internet Explorer, nesse caso, para melhor funcionamento da conectividade ICP é necessário fazer alguma atualização de sistema?

Sim, para que o conectividade Social ICP rode corretamente é necessária uma configuração básica do seu navegador da internet, principalmente a instalação do JAVA. Aconselho neste caso ligar no 0800 da Caixa, lá eles fazem o acompanhamento passo a passo para essas atualizações.


5) A CEF disponibilizou um programa de pre-certificação para as empresa ME EPP com menos de 10 empregados, isto significa que terei que solicitar novamente para todas as empresas ou posso continuar a usar a sistemática antiga onde o acesso se dá através da chave digital PRI?

Não, você poderá continuar utilizando esses certificados PRI que você já tem, só tome cuidado que eles tem prazo de validade, e como agora a caixa vai derrubar vários acessos, pode ser que você perca esses acessos também, neste caso terá que fazer outro, do contrário poderá continuar utilizando o mesmo!

6) Como já possuo o certificado digital e no programa da GFIP estou cadastrado como responsável pela emissão das guias do FGTS, nesse caso, poderei enviar a GFIP normalmente de uma empresa com mais de 10 empregados ou essa empresa obrigatoriamente deverá adquirir o certificado para outorgar poderes a minha empresa? 

Não, em tendo o certificado você pode realizar as transmissões normalmente. As empresas que não estão isentas do certificado vão precisar do mesmo quando do acesso ao ambiente empregador, aquele que emitimos extratos, fazemos movimentações dentre outras operações. Neste caso, ou você irá acessar pelo certificado digital da empresa, ou através da procuração concedida por ela.

Desde já, agradeço a sua atenção.

Carlos Botelho

Outras Dúvidas podem ser deixadas como comentário.

Vanderlei Moraes
Adm do Portal

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal