Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » 5 coisas que um bom líder nunca deve fazer

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br



Um artigo publicado no site da revista Time listou cinco coisas que os bons chefes nunca devem fazer. O jornalista Jeff Haden explica que as atitudes não tomadas às vezes geram mais impacto do que aquilo que já foi feito.

Ele afirma ainda que um bom líder deve reconhecer seus erros com rapidez e não se prender a planos de desenvolvimento formais, e sim saber quais os objetivos de cada um dentro da empresa.

Outro erro comum, segundo Jeff, é usar a flexibilidade como moeda de favores.
Confira abaixo as 5 coisas que, na opinião do jornalista da Time, bons chefes nunca devem fazer: 

Dizer: "Eu gostaria de ter me desculpado antes, mas..."

Nunca se desculpe por não ter reconhecido um erro antes. Lembre-se que um líder deve ter um comportamento modelo para seus funcionários.

Entregar relatórios anuais de desempenho

Haden afirma que os melhores "feedbacks" são aqueles que não estão programados para vir. Elogios, faltas ou sugestões exercem mais impacto quando são feitos na hora do trabalho, inclusive esperar por relatórios programados atrasam o crescimento do grupo. O trabalho de um líder é treinar e desenvolver a equipe todos os dias.

Realizar reuniões formais para solicitar ideias

Muitas empresas acreditam que sessões de brainstorm melhoram o desempenho da empresa, mas para o jornalista as reuniões são desnecessárias. Quando os funcionários têm um chefe prestativo e aberto, eles levam as ideias até ele.

Criar planos de desenvolvimento

Planos formais de desenvolvimento são tão desnecessários quanto os relatórios de desempenho. É importante que o líder conheça as aspirações de seus funcionários, as habilidades e a experiência que eles desejam desenvolver. Para isso deve-se conversar, de preferência informalmente, para criar projetos que se encaixem nessas ambições e, principalmente, criar oportunidades para que elas se tornem realidade.

Pedir favores

Haden diz conhecer muitos chefes que praticam o jogo da culpa. A generosidade deve ser uma mão única. Seja flexível, porque essa é a postura correta e não para obter um favor em troca. 

Postador Portal Gestão de Pessoas

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal