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Por Cristian Kim

Ao contrário do que se pensa, o Brasil passa por uma fase de escassez de mão de obra, o que faz com que haja vagas disponíveis para os mais diversos cargos. O grande desafio para organizações de todos os portes é gerar atratividade da empresa perante o mercado de trabalho.

A fim de descobrir quais as principais características que as empresas devem ter para serem reconhecidas e admiradas, Cristian Kim, Diretor Regional Sul da Business Partners Consulting, levantou pontos em comum entre as organizações mais bem vistas pelo mercado. Segundo ele “os principais fatores que levam ao reconhecimento de uma empresa estão diretamente relacionados aos funcionários, como, por exemplo, política de remuneração e benefícios, abertura para diálogo e sugestões e incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional”. Para contextualizar, Cristian explica de maneira mais detalhada esses e outros fatores.

Muitas empresas têm a expertise de perceber que, além de um bom salário, benefícios consistentes e competitivos são importantíssimos para a satisfação dos funcionários. “Entre as empresas com melhor reconhecimento no mercado, foi identificado um conjunto de remunerações que envolvia muitos benefícios, como participação nos lucros e resultados, programas de remuneração variável, planos de saúde, seguro de vida, cursos de línguas, bolsas de MBAs, previdência privada entre outros”, destaca o consultor.

Apesar de motivar os colaboradores, remunerações e ganhos financeiros não são os únicos fatores que se devem tratar com cautela para o reconhecimento de uma organização. Cristian Kim afirma que “o fato de criar projetos desafiadores para os colaboradores faz com que eles se desenvolvam técnica e pessoalmente de forma contínua, incentivando-os a criar cenários futuros para a empresa e produtos”.

Entretanto, para que os funcionários possam propor mudanças com naturalidade, é de suma importância que haja abertura para diálogo e sugestões. Kim completa que “o fato de promover diálogo entre diferentes níveis profissionais e áreas da organização resulta num ambiente de colaboração, trabalho em equipe e ‘espírito de dono’ do negócio” e alega que “nas empresas mais reconhecidas há uma vasta abertura para sugestões trazidas pelos colaboradores, pois essa é uma forma de incentivar o indivíduo a tomar decisões relacionadas às estratégias e caminhos a serem seguidos pela empresa”.

Além dos fatores já citados, Cristian destaca, ainda, que foi comumente identificado nas empresas a chamada “meritocracia”, onde há o reconhecimento pelas atividades e responsabilidades do profissional dentro da organização. Para evitar problemas com desmotivação, essas empresas utilizam metodologias de avaliação de desempenho que são aplicadas periodicamente com o objetivo de avaliar a performance dos colaboradores, além de alimentar planos de sucessão internos, promoções, pagamento de remuneração, bônus, participação nos lucros, entre outros benefícios.

Plano de carreira, incentivo ao desenvolvimento pessoal e cuidados com a saúde, são fatores de destaque que envolvem questões desde a priorização e valorização dos próprios profissionais a benefícios como bolsas de estudo, treinamentos técnicos e comportamentais, planos de saúde e odontológico, consulta com nutricionistas e psicólogos.

Conforme afirma Cristian Kim, “com base nesses dados, é possível concluir que as empresas que conquistaram a admiração do mercado no Brasil e no mundo reúnem uma gestão estratégica de pessoas alinha à estratégia da organização, o que possibilita alcançar resultados financeiros ótimos e geralmente acima da média do setor onde estão inseridos”. Sendo assim, é de fundamental importância que empresas de todos os setores e portes trabalhem na melhor adaptação dessas políticas e práticas de acordo com suas respectivas realidades. Quando bem implementadas, essas medidas são capazes de aumentar a competitividade e os resultados da organização.

Postador Vanderlei Moraes

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