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Endomarketing: uma palavra nova no mercado e que ganha a cada dia uma atenção maior na área de administração, vendas e na comunicação. Um de meus leitores me pediu para publicar um artigo voltado para este tema com o objetivo de alcançar uma melhoria nas equipes.

Levando em consideração que é uma prática de marketing que tem seu início dentro das organizações, penso que a melhoria pode ser feita através de alguns pontos importantes que são a comunicação clara do que se deseja oferecer aos clientes com o produto ou serviço fornecidos pela empresa, que benefícios os clientes podem obter com tal produto/serviço e quais valores serão alcançados.

Acredito que um produto/serviço só poderá ser apresentado de forma clara e consistente se os seus vendedores tiverem não só o conhecimento teórico ou visível, mas se obterem um contato direto com o seu produto no âmbito físico do negocio.

Existe um caso apresentado na Harvard Business Review de uma equipe de vendas de motos da marca Hunsk que vendia as motos sem nunca ter andado em uma delas. Uma boa parte não tinha moto e, portanto, qualquer contato com o mundo dos produtos que estavam oferecendo. Foi então que o novo diretor de marketing os conduziu a vivenciar tudo isso proporcionando a sua equipe uma nova forma de abordagem.

Hodiernamente, é de conhecimento vasto que os consultores/vendedores não vendem apenas produtos ou serviços, mas “vendem” sonhos, sensações, expectativas, enfim elementos que não se limitam ao objeto da negociação em si mesmo, mas que se encontram no sujeito, ou seja, no ser humano e em suas experiências. Portanto, é certo que o produto/serviço será melhor ofertado por pessoas que já experimentaram tais aspectos de ordem subjetiva advindos do uso do produto ou prestação de serviço ofertado.

Para constatar isso na prática, basta observar o comportamento cotidiano das pessoas: elas têm o prazer em indicar a outras o hotel, a comida, o carro, o tratamento estético, enfim, o produto ou serviço do qual se utilizaram e que lhe agradaram.

A melhoria das equipes dentro do endomaketing está em dar a elas a experiência de vivenciar, provar do que está sendo colocado no mercado oferecendo, assim, um maior número de ferramentas para apresentar ao cliente seu produto/serviço com uma profundidade maior de conhecimento, com isso você consegue perceber melhor tanto os benefícios como os valores que serão alcançados.

Desta forma, sua equipe poderá falar do que eles provaram e aprovaram, sem falar nas qualidades das empresas que trabalham que serão também ditas durante a comunicação ocorrida no momento da venda, porque falarão do prazer que possuem em representar uma empresa que preza por oferecer o melhor para seus clientes.

Então, se sua equipe nunca provou de seu produto ou serviço, está na hora de você mudar este conceito, de separar um dia para eles fazerem um test drive em seus carros/motos, passar um dia em sua pousada e conferir o serviço, comer de seus belos pratos oferecido em seu restaurante, assistir a um procedimento médico, cirúrgico ou se submeter a um tratamento estético, enfim, ele mesmo sentir na pele o que esta sendo oferecido no mercado.

Tais experiências, certamente, vão ocasionar a motivação e o convencimento da equipe acerca dos benefícios advindos do uso do produto ou serviço por ela ofertado no mercado, que se traduzirá em uma abordagem de venda mais eficaz, com a maximização dos resultados para a equipe e a empresa.

Postador Marcos Nascimento

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