Kattiuscia Ribeiro de
Oliveira
A
internet é uma das ferramentas mais eficientes quando falamos de promoção e
divulgação. Através dela podemos dizer ou mostrar o que pensamos, sentimos ou
percebemos para qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo.
Por
ser tão poderosa e até certo ponto de fácil acesso, a internet pode tornar-se
uma faca de dois gumes. Isso porque não basta apenas mostrar o que se pensa é
preciso transmitir verdade e credibilidade em tudo que dizemos e/ou fazemos.
As
redes sociais complementam a vitrine de recursos disponíveis na internet. Sites
de relacionamento como Orkut, Facebook,
LinkedIn e Twitter mostram que
vieram para ficar e que são a sensação do momento.
Mas
o que tudo isso tem a ver com imagem profissional? Como essas redes sociais
podem auxiliar na alavancagem da carreira ou jogá-la na lama? A resposta é
simples e direta: TEM TUDO A VER!
Por
meio das redes podemos mostrar todo nosso potencial, competência, criatividade
e desenvolvimento.
Redes
como as do LinkedIn, por exemplo, são
totalmente voltadas para as relações profissionais, contando com banco de dados
que permite conexão com varias empresas, colegas e ex-colegas de trabalho ou
faculdade, troca de experiências, oferta de vagas, recomendações profissionais,
fóruns e grupos de discussão e muito mais. Já no Slidere e no Scribd é
possível compartilhar trabalhos acadêmicos, artigos, pesquisas entre outras
coisas.
Saber o que compartilhar e principalmente para quem compartilhar é o ponto mais importante para a boa construção da sua imagem. Esse não é o caso de você possuir milhares de seguidores no Twitter ou centenas de amigos no Orkut. O interessante é a oportunidade de se ter em um único lugar parceiros de trabalho, futuros chefes, novos empregados ou um headhunter ávido por profissionais de qualidade e inovadores.
Para que você possa usufruir adequadamente das redes sociais vou passar-lhes algumas dicas que o ajudarão daqui para frente.
·
Destine um momento do seu dia ou um dia
durante a semana para atualizar suas informações, compartilhar idéias ou
simplesmente opinar sobre algum assunto. Assim sua rede de contatos saberá que
você está em atividade e que suas postagens merecem ser lidas.
·
Sincronize suas contas (Orkut, Facebook,
LinkedIn, etc.), nos sites que oferecem essa funcionalidade e eleja apenas uma
das redes para postar atualizações. Dessa forma você não perderá tempo entrando
em vários sites diferentes para compartilhar a mesma informação.
·
Crie um canal no YouTube e compartilhe
vídeos com os temas profissionais que você tem domínio, conhecimento ou
afinidade. Se possível crie seus próprios vídeos, utilizando recursos como o
Movie Maker, por exemplo. Assim você pode personalizar e vincular sua
identidade digital.
·
Mantenha sempre sua privacidade e das
pessoas que aparecem em suas fotos. Participação em congressos, cursos,
trabalhos realizados ou atividades diversas, somente devem ser compartilhadas
com pessoas que participaram do evento, te solicitou ou fazem parte da sua rede
de contatos. Não é pelo fato de você gostar de aparecer em todas as fotos que
seus colegas, clientes ou parceiros vão gostar também. Nunca se esqueça, uso
indevido da imagem é crime.
·
Aqui vale a máxima: - “Diga-me com quem
tu andas e eu te direi quem és”.
Selecione bem seus amigos e contatos virtuais, pois até quem faz parte
do seu grupo pode ser um diferenciador para opiniões. Se você achar adequado
crie um perfil especifico para amigos íntimos e familiares e outro somente para
os contatos profissionais, ou divida-os em grupos distintos. Mas lembre-se a coerência deve ser aplicada
sempre. O lado pessoal deve estar muito bem alinhado com o lado profissional.
É muito importante você
lembrar que atualmente recrutadores e empresas especializadas estão de olho
nessas informações. Observe que na maioria dos cadastros on-line é possível
relacionar suas redes sociais. Portanto, não é nada bom para sua imagem
participar de comunidades como: “Odeio trabalhar”, “ Finjo que estudo”, “ Sou
desorganizado”, entre outras. Isso nada mais é que fazer uma propaganda
altamente negativa mostrando o mal funcionário que você foi ou poderá ser.
Há
uma frase que gosto muito e que diz assim: “Nenhuma tecnologia, irá substituir
o respeito e o bom trato para com os seres humanos". Então, lembre-se
sempre que a internet é um recurso, mas o verdadeiro diferencial é você.
Sucesso!
Formada em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Goiás- Uni-Anhanguera.
@kattiusciareal
Nenhum comentário: