Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » Qual a importância do currículo?

O currículo desempenha o papel de seu "cartão de visitas", da sua "apresentação impressa" na conquista de um emprego. Não deixa de ser uma ferramenta de marketing pessoal, pois ele passa a sua imagem profissional para quem lê o mesmo.

O currículo, elaborado de forma clara e objetiva, bem estruturado e com o design compatível representa a primeira imagem que a empresa terá de você, ou seja, sua apresentação por papel, digamos assim. Por isso é que é importante se esforçar em desenvolver currículos adequados para cada situação.

Em qualquer processo seletivo você entrega seu currículo para que o recrutador tenha informações básicas sobre você. Afinal de contas, ele precisa saber onde você estudou, o que estudou, onde trabalhou, com o que, em que tipo de empresa e assim por diante. Além disso, também é através desse documento que ele sabe onde você mora, com quem, suas formas de contato e assim vai.

O motivo pelo qual ele (o currículo) deve ser bem elaborado é mais que óbvio: demonstra responsabilidade e preocupação. Erros de português (de modo geral), falta de informações, informações incompletas, amassados, sujeira? Esqueça. O currículo tem que ser como roupa de gala: impecável. Inverta os papéis e pense se você leria um currículo cheio de erros de gramática e ortografia ou então amassado e sujo. Eu creio que não.


Por último e mais importante: o currículo é um documento que não tem forma 100% correta para ser feita. Ele possui SIM uma estrutura BÁSICA a ser seguida, ou seja, existem informações dentro desse documento que não podem faltar de jeito algum e é aí que está a estrutura, o modelo básico a ser seguido. Ainda assim, não existe forma exata de ser feito e assim a forma adequada. É mais ou menos o seguinte: não é errado você falar gírias, mas não é adequado falar gírias em uma entrevista de emprego ou então para o seu chefe.

Leia mais em: Emprego Virtual

rodrigofontes_perfil
Rodrigo Fontes é um blogueiro, profissional da área de Recursos Humanos há mais de 3 anos, autor do blog Emprego Virtual, de empregabilidade, onde publica artigos sobre o tema em questão e tudo o pertence. Carioca por escolha divina, profissional por escolha pessoal, blogueiro por acidente. Libriano fã de jogos de computador.

Postador Rodrigo Fontes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal