Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » Dicas para se efetivar no emprego temporário

Com a aproximação das festas de fim de ano, as empresas iniciam a contratação de temporários a fim de atender a demanda de consumidores. Confira seis dicas essenciais para você se destacar durante o período de festas e abocanhar a vaga por definitivo.


1. Dedique-se ao máximo

Segundo Luís Augusto Ildefonso da Silva, consultor de varejo e diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as empresas procuram candidatos que tenham bastante energia para suportar a rotina agitada desta época do ano. “É preciso não ter limitação de horário. O temporário deve estar predisposto a aceitar as condições da empresa.”


2. Aprenda com os mais antigos

Para o consultor Fernando Montero da Costa, diretor de operações da Human Brasil, o temporário precisa estar atento a toda movimentação interna na corporação, principalmente em relação à expectativa da empresa para com os colaboradores.

“O profissional deve procurar se informar com quem já é efetivo sobre como funcionam as coisas. É preciso entender a dinâmica da empresa e, se lá houver efetivos que antes eram temporários, tentar seguir os mesmos passos.”


3. Prepare-se

A maior parte das vagas temporárias é para o comércio (70%), segundo a Asserttem. Os 30% restantes são destinados à indústria. Se você vai trabalhar no atendimento ao cliente, conheça bem o produto ou serviço a ser comercializado. “Ofereça alternativas ao consumidor”, recomenda o consultor Luís Ildefonso.

A excelência e agilidade no atendimento são fundamentais, ressalta Luís. “Para entender a necessidade do cliente, ouça mais e fale menos.”


4. Trabalhe em equipe

Segundo Luís Ildefonso, no time de vendas um deve apoiar o outro a fim de que o volume comercializado seja maior. “Quem tem espírito de grupo, além de colaborar com os colegas, obtém melhores resultados.”

O consultor aponta que a competência da colaboração pode favorecer o temporário na hora de decidir uma efetivação. “A opinião dos funcionários antigos conta muito. Quem consegue mostrar suas qualidades perante o gerente também tem mais chances de ser contratado.”


5. Adeque o seu comportamento

De acordo com Cezar Tegon, diretor de novos serviços e produtos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), o temporário deve reunir ainda algumas competências comportamentais.

“Muitas vezes, a pessoa não é contratada logo após o período temporário. No entanto, é muito comum que, ao surgir uma vaga efetiva, quem mais se destacou neste período seja chamado para ocupá-la”, ressalta.

Tegon diz que não se deve tratar o trabalho como um bico. “É preciso ter interesse pelas tarefas da empresa, iniciativa, força de vontade, boa comunicação, bom humor e trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro.”


6. Tenha foco em resultados

Luis Ildefonso, da Alshop, afirma que o temporário que almeja ser efetivado deve ser ambicioso. “Aquele que só pensa no salário fixo com certeza será trocado por outro após os 90 dias.”

Além de conhecer bem o produto e abordar o consumidor de forma eficiente, o consultor pontua que o temporário precisa aprender a resolver problemas com agilidade. “Ele está ali para desafogar o atendimento, portanto não deve transferir problemas, mas solucioná-los.”

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/noticias/como-ser-efetivado-apos-o-trabalho-temporario.shtm

Postador Roberta Martins

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal