Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » Acabei de me formar, e agora?


Autor: Heverton Soares

Todos os anos milhares de pessoas se formam, tanto em cursos técnicos como superiores, mas, não são todas que conseguem atingir altos níveis de profissionalismo, seria isso falta de oportunidade ou falta de planejamento?


Oportunidades

A partir do momento que uma pessoa se forma ela dar inicio a uma caminhada muito importante, o primeiro emprego. Porém, por várias vezes ela se depara com esta palavra nos anúncios de vagas, (Experiência). Isto é desastroso para quem acabou de se formar e necessita de um bom emprego, quando as oportunidades não surgirem é o próprio interessado que deverá criá-las!

Observe um jovem que acabou de se formar em um curso de técnico em informática, e começa a bater inúmeras portas e nenhuma delas se abre, porém, tendo se especializado em uma única área o torna apto para atuá-la, mas, não o desqualifica para as outras! Quando as oportunidades não surgem naturalmente, cabe ao candidato construí-las!


Planejamento

Um bom planejamento fará toda á diferença na vida de uma pessoa que, realmente deseja atingir altos níveis de profissionalismo. Os primeiros passos desta longa caminhada são muito simples, porém, exigem muita humildade e paciência.

 

O fato é que a maioria das organizações exige experiência, mas, praticamente todas, abrem exceções para os seus colaboradores internos, ou seja, estando já empregado é mais fácil para uma pessoa ser promovida e atuar na sua área de preferência.

Uma dica muito importante para quem acabou de se formar e está à procura do primeiro emprego e não possui experiência é, procurar emprego em indústrias, fábricas e hotéis. Nestes lugares existem muitas coisas para se fazer, existem mais vagas para Auxiliar de serviços gerais, Auxiliar de produção, Recepção entre outras. O que realmente importa é que, uma vez empregado, as chances de crescer se tornam maiores.

Hoje quase todas as empresas são adeptas do Plano de Carreira. Sendo assim, se torna mais fácil para um colaborador interno ser promovido e trabalhar na área em que se formou, do que, como candidato ocupá-la.
 



Postador Heverton

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal