A
maioria das empresas de pequeno porte, não possuem um departamento de recursos
humanos estruturado, ou algum profissional específico para isso. A importância
do planejamento, controle e condução do processo de gestão de pessoas é de
extrema importância também em pequenas organizações, pois elas também são
compostas de pessoas, pessoas com necessidades, com anseios e expectativas de
crescimento e desenvolvimento profissional.
Alguns empresários resumem a gestão
de pessoas no seu negócio apenas a questões burocráticas de departamento
pessoal tais como: recrutamento e seleção, admissão, demissão e controle de
benefícios e folha de pagamento. Estamos em pleno ano 2009, sabemos mais do que
nunca que fazer gestão de pessoas é muito mais do que isso, daí surge à
importância do desenvolvimento de subsistemas de RH.
Ainda que sejam
implantados de maneira mais simples, eles se aplicam perfeitamente em pequenas
organizações.Para que ocorra a implantação de um departamento de RH em uma
pequena organização, primeiramente o profissional que vai conduzir este
processo, deve vender para os sócios, a idéia do RH.
Os responsáveis pela
empresa devem estar conscientes e confiantes que isso será um importante passo
para o sucesso da organização. Realizada a primeira etapa, abaixo segue um
roteiro simples de ações que devem ser estruturadas e planejadas, para que aos
poucos sejam implementadas na empresa. Roteiro básico:
a) Elaborar
um planejamento estratégico de RH (analisando a situação atual do ambiente,
pontos que podem ser melhorados, estabelecer políticas e condutas, traçar
objetivos, metas e estratégias para o RH).
b) Estruturar
e padronizar processos e rotinas (organizar os processos, criar formulários, check lists, padrões para
recrutamento e seleção, controle de benefícios, etc).
c)
Clima Organizacional (a partir de 10 funcionários, é possível aplicar um
questionário e fazer um pequeno levantamento entre os colaboradores para
identificar como está a motivação, relacionamento, perspectivas, entre outros.
Através dos resultados será possível obter idéias sobre quais projetos podem
ser desenvolvidos no futuro da organização).
d) Comunicação
Interna (pequenas ações como um Mural, e-mails ou jornais informativos podem
melhorar bastante a troca de informações. Encontros para comemorar aniversários
também são um ótimo momento para desenvolver as relações.).
e) Treinamento
e Desenvolvimento (cursos e treinamentos podem e devem ser oferecidos aos
colaboradores: sejam de informática, português, atendimento ao cliente ou
comportamentais).
f) Avaliação
de Desempenho (As pessoas sentem necessidades de serem avaliadas, de receber
feedback e de saber o que podem melhorar. Essa ferramenta é útil para estimular
a reflexão do colaborador sobre o seu desempenho, criando uma visão de futuro
dentro da empresa e motivando-o para planejar a sua carreira.).
Pequenas
ações, como as citadas acima, podem trazer mudanças significativas para
melhorar a gestão, transformar o clima e a cultura organizacional. Qualquer
organização que não tenha um setor de recursos humanos, pode começar a
estruturar este departamento começando por este roteiro. Gestão de pessoas vai
muito além de admissão e demissão, envolve criatividade, preocupação e
inovação, pois somente assim será possível manter os talentos que proporcionam
o sucesso das empresas.
Outras
dicas:
1) Entenda
o negócio da empresa, os conceitos, objetivos, valores e condutas
2) Procure discutir com a alta administração sobre valores que deverão ser
reforçados e os que deverão ser alterados
3) Estabeleça e escreva as Políticas de RH
4) Defina e estruture o Regimento Interno da empresa e o Código de Ética
5) Estruture o Plano de Cargos, descrevendo cargos, funções, perfil,
qualificações e competências
6) Defina as políticas de recompensa: plano de carreira, benefícios,
reconhecimento e recompensa, visando aumentar a motivação e busca por
resultados.
7) Defina as necessidades de treinamentos e planos de desenvolvimentos dos
funcionários
8) Meça os retornos obtidos com os treinamentos através de Avaliações de
Desempenho
9) Faça pesquisas de Clima Organizacional e Avaliação 360 graus para
identificar problemas e resolve-los
10) Use softwares para acompanhar os processos e acompanhar cada colaborador,
além de testes para identificação de competencias e perfil profissional
Fontes:
http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/implantando-o-rh-em-pequenas-empresas-1034724.html
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