Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » A Insondável Língua do C


CEO é a sigla de Chief executive officer, que significa Diretor executivo, em português. CEO é a pessoa com maior autoridade em uma organização, é o responsável pelas estratégias, pelo rumo que a empresa vai tomar, e a pessoa que ocupa esse lugar é sempre muito qualificada.


Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO, todas possuem um Diretor, porém CEO é geralmente mais utilizado em multinacionais, onde é necessário uma pessoa que agrupe as informações de toda a empresa, e possa estar a frente da organização como um todo. Em empresas mais fechadas, o CEO pode ser também o Presidente do Conselho de Administração, que geralmente é onde o profissional atua.

O CEO é geralmente uma pessoa nomeada, um cargo de confiança que não depende das qualificações e muitas vezes apenas da competência da pessoa, e seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa, um CEO reconhecido mundialmente foi Steve Jobs, da empresa Apple, que foi capaz de reerguer a empresa e trazer a inovação em seu portfólio de produtos.

O nome CEO surgiu com a globalização, foi se tornando cada vez mais necessário e importante as grandes empresas terem alguém para as representar, tomar as decisões e rumos da empresa, participar do Conselho e ainda ser legitimado por todos.
.

CEO – Chief Executive Officer

Facilmente identificado, é o cara que manda em todo mundo – menos no chairmam (ou presidente do conselho) a menos que ele seja poderosíssimo e acumule as duas funções.
Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral... As pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e presidente. Nesse caso a função do segundo é mais representativa.


COO – Chief Operating Officer

Seu nome é executivo-chefe de operações, mas você pode chamá-lo de braço direito do CEO. Enquanto o chefe pensa a estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.


CFO – Chief Financial Officer

Principal executivo de finanças


CHRO – Chief Human Resources Officer

Principal executivo de recursos humanos


CIO – Chief Information Officer

Era mais fácil identificá-lo quando ele era o único executivo responsável pelo planejamento e pela implementação da tecnologia no pedaço. Mas aí surgiu .....


CTO – Chief Technology officer

.......e hoje há muita confusão. Em linhas gerais, o CIO cuida da estratégia por trás da tecnologia – como ele pode mudar a forma como a empresa faz negócios, enquanto o CTO comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas. Há empresas com os dois profissionais.


CKO – Chief Knowledge officer

Também chamado de chief learning officer (CLO), é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. É um sujeito-chave, por exemplo, nas consultorias.


CRO – Chief Risk Officer

O cargo surgiu quando empresas de todas as áreas, e não somente bancos passaram a se preocupar com a administração de riscos. Além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.


CMO – Chief Marketing Officer

Executivo-chefe de marketing certo? Na subsidiaria brasileira do BankBoston não é tão simples assim. Lá ele cuida também de novos negócios e Internet.


CIO – Chief Imagination Officer

A fabricante de computadores americana Gateway tem um executivo-chefe de imaginação, responsável por promover a criatividade entre o pessoal.

Fontes: http://www.guiarh.com.br/ceo.html
            http://www.significados.com.br/ceo/
  

Postador Roberta Martins

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal