Autor:
Heverton Soares
Atitude
é á disposição interior para fazer algo.
As
pessoas estão constantemente se queixando de faltas de oportunidades de
crescimento em suas empresas. No entanto, não percebem que oportunidade é
apenas um passo de uma longa jornada, ter “mais atitude” é o verdadeiro
diferencial.
Observe
uma criança quando está aprendendo a caminhar, á atitude dela em aprender andar
é muito maior que as oportunidades que ela possui. Muitas vezes ela se levanta
e cai, pois, o lugar onde está tentando caminhar não oferece todos os recursos
para uma criança. Às vezes ela está em locais desnivelados e sem o
acompanhamento de seus pais ou responsáveis, mas, nem por isso, ela deixa de
agir. A sua atitude é o seu diferencial.
É muito fácil para um colaborador dizer: Esta
empresa não me concedeu nenhuma oportunidade de crescimento, estou aqui há
vários anos e ainda continuo do mesmo jeito que entrei. Porém, este
colaborador, não percebeu que a sua falta de atitude foi que não permitiu que
ele viesse a crescer. Um colaborador tem que trazer resultados para uma
organização e está bem preparado para ocupar cargos de maior importância.
Entende-se
que, uma vaga deve ser preenchida por alguém que trará resultados. E a
preparação de quem irá ocupá-la é crucial para o êxito. Um colaborador que
deseja ser promovido e traz resultados para a empresa, antes de se
auto-candidatar para qualquer vaga, deve se perguntar: O que “eu” estou fazendo de diferente para ser
promovido?
Muitos
gestores perdem grandes talentos para os concorrentes por negligenciarem
“atitude”, porque, não observam que sua falta de atitude implica no
desligamento de seus melhores colaboradores. Quando um colaborador que traz
resultados para a empresa, deseja ser promovido, surgi uma vaga e ele tem o perfil
e não é promovido; ele fica sem motivação, passa a produzir menos. Cabe ao
gestor, ter á “Atitude” de procurá-lo e saber o que fez com que ele mudasse.
Gestores
que acompanham o desenvolvimento de seus colaboradores, dificilmente se deparam
com situações como esta.
Ter
“mais atitude” é fundamental tanto
para os colaboradores de nível operacional como os de nível superior.
Nenhum comentário: