Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

Sua empresa está pronta para atrair e reter novos talentos?

O que a sua empresa deseja para o futuro? Independente dos objetivos traçados, é impossível atingir as metas sem contar com grandes profissionais para fazer as coisas acontecerem. Eis o grande problema: de um lado, resultados a serem atingidos; do outro, a escassez de pessoas competentes que auxiliem as empresas em suas ações.

A questão é simples: o nível de preparação e engajamento das pessoas é o que determinará o sucesso da execução das estratégias. Portanto, reforço a indagação crucial deste artigo: sua empresa está pronta para os melhores talentos?
Um profissional de alto nível questiona, quer crescer, é inovador, não aceita ser liderado por qualquer um, precisa ser constantemente desafiado para se manter motivado, valoriza um ambiente de trabalho que estimule o relacionamento e faz questão de participar e ser ouvido. Portanto, antes de procurar pessoas talentosas, é preciso organizar o modelo de gestão da sua empresa. Do contrário, você poderá até atraí-las, mas sem obter sucesso nas contratações, pois não conseguirá engajá-las e retê-las.
Ao mesmo tempo em que as companhias querem funcionários inovadores, punem o erro com severidade. Querem pessoas que resolvam os problemas, mas não dão autonomia. Por hora, clamam por profissionais pró-ativos, mas não flexibilizam os processos.
E mais: lutam para atrair talentos, mas não desenvolvem os seus líderes para retê-los. Exigem pessoas comprometidas, mas não valorizam a participação. E a lista não para por aqui.
Sugiro que você dedique alguns minutos ou horas para refletir sobre o modelo de gestão de talentos da sua empresa. Seguem alguns questionamentos:
1. Sua organização tem planos claros para o futuro? Você nunca terá profissionais talentosos sem estruturar bem a sua visão. Um funcionário talentoso é engajado pelas oportunidades crescimento.
2. O ambiente da sua empresa valoriza a inovação e iniciativa? Eis o maior erro de uma companhia que deseja atrair pessoas qualificadas: quer os melhores profissionais, mas não permite que eles criem, participem, inovem e sejam ouvidos. Um bom funcionário nunca permanecerá em um ambiente que abafe o seu talento e que não permita que ele coloque o seu melhor em jogo.
3. Sua organização oferece oportunidades de aprendizado? Afinal, a única maneira de saciar a ambição dos profissionais talentosos de crescer hierarquicamente é oferecer um ambiente de aprendizado constante, que permita uma evolução pessoal e profissional. Muitas empresas até investem em programas de treinamento - que são muito importantes -, mas não valorizam o maior de todos os aprendizados que um profissional pode ter: a prática, a experiência que se adquire de diversas maneiras, principalmente por meio de desafios cotidianos e do feedback construtivo frequente.
4. A liderança da sua empresa está pronta para lidar com os melhores talentos? Precisamos de líderes que utilizem a sua experiência para atender os anseios dos profissionais. Gerir pessoas talentosas é compreender queé preciso liderar pelo exemplo e pela participação. Um líder autoritário, que não permite o envolvimento pleno de sua equipe, jamais comprometerá as pessoas, pois ele tira desses profissionais a chance de evoluir e contribuir - valores vitais de engajamento e motivação.
Profissionais acima da média exigem atitudes organizacionais diferentes. Por isso, sua empresa precisa ir além. Reconheça que o mercado mudou, evolua com ele e queira conquistar os melhores talentos para a sua empresa em 2013.
Fonte: http://revistavocerh.abril.com.br/materia/sua-empresa-esta-pronta-para-atrair-e-reter-os-melhores-talentos

Postador Roberta Martins

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal