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» » » » A diferença entre o Contagioso e o Contagiante


Autor: Heverton Soares

Hoje nas empresas existem gargalos que impedem o progresso individual e coletivo, mas, porque isso acontece nas organizações e como revertê-los?

Segundo a Renomada Palestrante Alessandra Assad - o compromisso com a transformação é o que gera a transmutação das pessoas e as mudanças nas corporações. É preciso entender a diferença ente o contagioso e o contagiante. E quem pode controlar todo este fluxo emocional é apenas um líder bem preparado auditivamente. É preciso aprender a ouvir os colaboradores e suas necessidades.

Contagioso – é o que se transmite por contato.

Contagiante – algo que contagia, anima, prolifera e espalha.

Um líder bem preparado é aquele que tem inteligência emocional, sabe resolver conflitos sem se envolver, conhece os pontos fortes e fracos de sua equipe, tem excelente comunicação com seus liderados, faz constante uso de ferramentas mentais para potencializar as qualidades e competências de sua equipe e apresenta resultados positivos.

Observe como o comportamento do líder pode ser contagioso e afetar positivamente ou negativamente a relação entre dentro da empresa; se ele, o líder agir como se tivesse toda á autoridade do mundo sobre seus liderados e gritar, mandar e punir seus liderados – eles não terão respeito por ele e sim medo. Quando estiver por perto se manterão em silêncio e trabalhando, mas, quando viras as costas irão falar mal dele.

Isso se torna contagioso, pois, a partir do momento que um líder falha, as pessoas começam a compará-lo aos demais líderes gerando aquelas famosas “fofocas” dentro da organização. Manter contato passa a se tornar perigoso por que alguns colaboradores podem inventar influenciar ou até manipular aqueles que se ligarem recentemente á empresa.

Agora avalie um líder bem preparado que torna explícita á sua satisfação com sua empresa e seu trabalho, alguém que se preocupa com o autodesenvolvimento de seus liderados, que reserva um tempo para ouvir cada um individualmente, saber de suas pretensões dentro da organização, o que eles estão fazendo para se qualificar, quais cargos ele gostariam de ocupar. Alguém que ouve os seus colaboradores e os envolve com a organização constantemente.

Este líder transmite uma relação contagiante que inspira e motiva as pessoas a se qualificarem e procurarem o seu próprio espaço dentro da empresa, sem passar por cima de ninguém ou saltar nenhuma etapa. Envolvendo-os cada vez mais com a empresa, unido as pretensões profissionais do colaborador com as da organização.

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Postador Heverton

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
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