Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » Você acabou de ser tornar líder, cuidado com seu primeiro discurso!


Autor: Heverton Soares


A maioria dos colaboradores recém-promovidos a lideres tem aquele discurso de humildade, simplicidade e vago: Colegas; acabei de ser promovido á líder, mas, não se preocupem, pois, eu continuarei a ser a mesma pessoa; não vou mudar com vocês só porque subir de cargo.

Essa por mais incrível que pareça, é a forma mais direta que a maior parte das pessoas encontra nos primeiros diálogos com seus colegas. Poderia ser até um discurso campeão, mas não é por uma única razão.

Vago: este discurso é vazio porque o recém-promovido líder afirma que não vai mudar, se os seus superiores não quisessem que este mudasse eles jamais teriam lhe promovido à líder. Se você recebeu tamanho reconhecimento é porque seus superiores acreditam que você pode fazer mais do que tem feito pela empresa, colaboradores e por você mesmo.

Quando se é promovido às responsabilidades aumentam e junto com elas as cobranças, ou seja, os deveres e obrigações tendem a crescer continuamente, então porque afirmar que “não vou mudar”? Se esta pessoa não mudar certamente será destituída do seu posto de líder.

Não existe um discurso perfeito, é mais sensato que a pessoa recém-promovida a líder diga: Agradeço a confiança dos nossos superiores por acreditarem em mim, agora vou continuar empenhado para que as mudanças continuem acontecendo, sendo eu conhecedor de suas habilidades e competências, pois, convivemos juntos. Irei trabalhar para que todos sem exceção tenham á oportunidade de galgarem seus próprios cargos nesta organização. Buscarei junto com nossos superiores novos recursos, ferramentas e treinamentos para que, todos tenham suas habilidade e competências potencializadas, agradeço a atenção de todos!

É necessário falar de mudanças sim, mas, mudanças coletivas que irão contribuir para o desenvolvimento de todos, principalmente da empresa. Deve-se tomar cuidado em não falar como se você mesmo tivesse á autoridade máxima, por isso que foi dito: (Buscarei junto com nossos superiores). Porque mesmo quando somos promovidos sempre haverá alguém superior a nós, por isso não devemos falar individualmente como se tudo se dependesse da nossa vontade ou desejo alheio.

O discurso é muito importante, mas, não é crucial para o sucesso, mas, todo o conteúdo da pessoa que foi promovida, quando for falar com seus colegas continue sendo você mesmo e fale de princípios, valores e legado.


Fan Page: https://www.facebook.com/LiderCoachGestao

Postador Heverton

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Vanderlei adoro seus textos, e aplico eles no meu dia a dia na Gestão de pessoas, gostaria que você escrevesse sobre á Ética profissional para Mulheres... ou seja existem mulheres que não sabem ser simpática sem ser vulgar, saber cortar um assunto, quando perceber segundas intenções, e o quanto isso prejudica no trabalho, dicas de como se portar, como se vestir, maquiar no ambiente de trabalho, sobre como lidar com essas relações, principalmente, quando há um assedio por parte de colegas ou até mesmo chefes.

    ResponderExcluir
  2. Vanderlei adoro seus textos, e aplico eles no meu dia a dia na Gestão de pessoas, gostaria que você escrevesse sobre á Ética profissional para Mulheres... ou seja existem mulheres que não sabem ser simpática sem ser vulgar, saber cortar um assunto, quando perceber segundas intenções, e o quanto isso prejudica no trabalho, dicas de como se portar, como se vestir, maquiar no ambiente de trabalho, sobre como lidar com essas relações, principalmente, quando há um assedio por parte de colegas ou até mesmo chefes.

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal