Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » Está na hora de investir na capacitação de colaboradores


“Investir em programas de capacitação resulta na melhor entrega dos colaboradores e provê aos funcionários preparação profissional que supra as necessidades estratégicas da Organização, fortalecendo a marca, sedimentando a Missão, alcançando a Visão, não deixando de respeitar os valores do negócio, além de ser uma ferramenta de retenção de talentos da empresa.”

No mundo dos negócios está claro que cada vez mais é difícil encontrar profissionais capacitados. Diante deste cenário as empresas tendem investir em programas de qualificação e capacitação de profissionais para aumentar a produtividade de seu negócio tendo em vista pessoas mais adequadas ao perfil da empresa.

Segundo pesquisa da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, realizada com 137 empresas situadas no território brasileiro prova que realmente as empresas estão se preocupando com alternativas para encontrar uma solução para este ambiente. A pesquisa identifica que 88% dessas empresas não conseguem recrutar um profissional com o perfil que o cargo necessita e 92% dessas empresas acabam utilizando investimentos para capacitação de profissionais e 59% oferecem programas de formação para profissionais que não trabalham na organização. A pesquisa também mostra que quase 100% dessas organizações pensam que a formação do colaborador afeta diretamente seu desempenho.

O estudo da FNQ aponta que 37% dessas empresas pensam que a qualidade no ensino básico é o fator principal entrave para gerar a competitividade, seguida de 32% pela formação universitária e 31% para a formação técnica.

O Brasil precisa aumentar o nível de educação para caminhar junto aos desafios do desenvolvimento do País. Uma alternativa de remediar esta falta de preparo é investir em seus colaboradores em capacitação profissional de acordo com o perfil da função do colaborador.

Além de oferecer bolsas de estudos para curso de graduação e pós-graduação, a empresa pode optar por métodos mais rápidos e mais efetivos, como oferecer Treinamentos Abertos para o desenvolvimento do colaborador ou contratar um Treinamento In Company para sua equipe.

Treinamentos Abertos são programas com conteúdos fechados que visa oferecer melhores conhecimentos, capacitação e até formação para executar a função que o profissional necessita dentro de sua organização. Já os Treinamentos In Company são elaborados de acordo com a necessidade específica das empresas com o acompanhamento e execução de um consultor, permitindo a capacitação de seus funcionários por meio de simulações situacionais extraídas do contexto da própria empresa.

Diante dos aspectos apontados nas pesquisas, o investimento em Educação Corporativa tem se tornado uma necessidade e não mais uma tendência de mercado que só as grandes empresas praticavam.

Investir em treinamento tornou-se estratégico e investir na equipe de RH que administra essas ações é ainda mais importante, o profissional de RH da equipe de Educação Corporativa deve ser capacitado para: Diagnosticar as reais necessidades de desenvolvimento dos colaboradores; Planejar a ação segundo as necessidades levantadas; Contratar os parceiros para execução dos trabalhos e por fim, conseguir mensurar o resultado dessa ação educacional para o negócio, apresentando a presidência o retorno do investimento realizado.

 Os profissionais de RH que fazem a leitura deste artigo devem ter consciência que esse investimento em capacitação de pessoas só irá acontecer se você fizer acontecer, cabe a cada um saber mostrar para a direção da organização a importância da educação para o crescimento do negócio. Não fique se lamentando, dizendo que as coisas são difíceis em sua empresa, pois sempre existirão dificuldades e isso não é sua exclusividade, portanto levante da cadeira e use seu poder de persuasão embasado tecnicamente.


Por Fernando Battestin, Consultor de Educação Corporativa da Leme Consultoria




Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal