Autor: Heverton Soares
Os
conflitos estão presentes no dia-a-dia de todos, ninguém está isento deles. As
empresas que não conseguem resolver com prudência e de forma rápida estes
problemas tendem a ter grandes perdas.
Quando
existe um conflito o fato é que todos perdem, tanto os colaboradores envolvidos
no conflito, os não envolvidos e a empresa. Quando um conflito é gerado é
necessário encontrar uma solução pare ele, solução que poderá afetar a todos
diretamente ou indiretamente.
O
gestor precisa ouvir os envolvidos separadamente e depois juntos, em muitos
casos é preciso ouvir as pessoas que presenciaram o conflito, caso alguém tenha
visto ou ouvido. Também é preciso agir com prudência para não se envolver no
conflito e não influenciá-lo, próximo passo é encontrar uma solução para o
problema.
A
resolução pode colocar o gestor diante de outro problema, pois, dependendo de
como for solucionado poderá causar revolta no resto da equipe, principalmente
se alguém envolvido sair ileso e o outro não. É essencial para a empresa ter
seus colaboradores unidos e trabalhando em prol do mesmo objetivo, isso se
chama trabalho em equipe. Mas, se acontecer um conflito, o clima pode não
voltar a ser o mesmo depois da decisão do gestor.
Por
isso todos perdem, mesmo com o fim de um conflito pode-se ter pela frente uma
série de problemas, alguém pode achar que foi injustiçado e influenciar os
demais colegas de equipe. Porém a empresa não pode demitir todo mundo que se envolve
nos atritos.
A
melhor maneira de resolver um conflito é evitando que ele aconteça.
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