Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » » OBRIGAÇÕES COM A CIPA

A CIPA  é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A sua base legal é a NR-5. 

Essa comissão é formada por representantes do empregador que são escolhidos conforme conveniência da empresa e por representantes dos empregados que são eleitos. O numero de representantes desta comissão é dimensionado pelo numero de funcionários vinculados ao CNAE da empresa. O CNAE, código nacional de atividade  econômica se encontra no CNPJ da empresa

A partir destas duas informações é só consultar os anexos da NR 5 e verificar se há a necessidade de formar e qual o numero de funcionários terá a comissão. Caso tenha que formar a comissão há todo um processo eleitoral a ser instaurado. Porém a maior parte das empresas acaba não se enquadrando por conta do número de funcionários. O que muita gente se engana é que não havendo comissão da CIPA a empresa não precisa cumprir os objetivos da comissão que são de prevenção das doenças e acidentes do trabalho. 

A NR-5 traz a seguinte redação para aquelas que não precisam formar a comissão:

5.6.4 Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.

Ou seja a empresa deve indicar um funcionário para cumprir as atividades da CIPA. Também é importante salientar que esse funcionário não ganha estabilidade de emprego já que a estabilidade é para funcionários eleitos e o mesmo deve ser treinado anualmente em treinamento de prevenção de acidentes de 20h. Concluindo todas as empresas devem executar as atividades de prevenção de acidentes da CIPA

Giovani TST
Editor do Blog Segurança do Trabalho no Brasil

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal