Autor: Heverton Soares
Muitas
pessoas não entendem a diferença entre respeitar seus superiores e temê-los, e
perdem muito com isso, inclusive o próprio desenvolvimento. Mas, esta falha não
é somente dos colaboradores e sim de muitos gestores também.
Colaboradores
A
maioria dos colaboradores temem os seus superiores e acreditam ter respeito por
eles, observe duas pessoas em horário de trabalho conversando em voz alta e
assuntos que não dizem respeito à empresa, mas, quando veem o seu superior
chegando... Mudam de assunto e passam a conversar mais baixo. Isto não é
respeito, é medo de que o seu gestor descubra que tipos de assunto estão
tratando e porque estão fazendo isso em horário de trabalho. Eles temem uma
advertência verbal ou por escrita.
Porém,
acreditam que mudando de assunto e falando mais baixo é respeito, pois, não
querem que seu superior pense mal deles. É um ato bem conhecido por muitos,
onde alguns colaboradores se esforçam muito quando estão sendo observados pelos
seus gestores, mas, quando eles viram as costas diminuem a intensidade com que
trabalhavam. Isso é uma grande falta de respeito!
Gestores
Muitos
gestores se julgam respeitados e não temidos por seus subordinados, pois, nunca
os pegaram “fazendo corpo mole”, falando mal da empresa ou até mesmo falando
mal deles. Mas, isso não significa que são respeitados; eles precisam estar a
todo o momento observando a mudança repentina de comportamento dos seus
subordinados após sua chegada, somente assim saberão se estão sendo respeitados
ou temidos.
Um
argumento bom que os gestores usam é: Fulano é um ótimo colaborador,
tudo que eu mando ele faz sem reclamação e faz rápido e com qualidade, porque
tem muito respeito por mim. Às vezes não é respeito é temor, mais como
descobrir? Simples, é só o gestor observar se este mesmo “Fulano”
desempenha seu trabalho da mesma forma quando outras pessoas o mandam fazer. Às
vezes ele só trabalha assim, quando o gerente manda porque sabe que o
próprio gerente vai lhe cobrar pelo que lhe mandou fazer.
Esta
falha deve desaparecer das organizações, um colaborador com medo, na verdade
não desempenha um bom trabalho, apenas se esforça para manter seu emprego. O
gestor deve promover um ambiente pacífico e agradável de trabalhar, deve se
comunicar de forma educada e clara, se fizer isso com perfeição, seus
colaboradores não irão temê-lo e sim respeitá-lo.
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