Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » Você respeita ou teme o seu chefe?


 
Autor: Heverton Soares

Muitas pessoas não entendem a diferença entre respeitar seus superiores e temê-los, e perdem muito com isso, inclusive o próprio desenvolvimento. Mas, esta falha não é somente dos colaboradores e sim de muitos gestores também.
 

Colaboradores

A maioria dos colaboradores temem os seus superiores e acreditam ter respeito por eles, observe duas pessoas em horário de trabalho conversando em voz alta e assuntos que não dizem respeito à empresa, mas, quando veem o seu superior chegando... Mudam de assunto e passam a conversar mais baixo. Isto não é respeito, é medo de que o seu gestor descubra que tipos de assunto estão tratando e porque estão fazendo isso em horário de trabalho. Eles temem uma advertência verbal ou por escrita.

Porém, acreditam que mudando de assunto e falando mais baixo é respeito, pois, não querem que seu superior pense mal deles. É um ato bem conhecido por muitos, onde alguns colaboradores se esforçam muito quando estão sendo observados pelos seus gestores, mas, quando eles viram as costas diminuem a intensidade com que trabalhavam. Isso é uma grande falta de respeito!
 

Gestores

Muitos gestores se julgam respeitados e não temidos por seus subordinados, pois, nunca os pegaram “fazendo corpo mole”, falando mal da empresa ou até mesmo falando mal deles. Mas, isso não significa que são respeitados; eles precisam estar a todo o momento observando a mudança repentina de comportamento dos seus subordinados após sua chegada, somente assim saberão se estão sendo respeitados ou temidos.

Um argumento bom que os gestores usam é: Fulano é um ótimo colaborador, tudo que eu mando ele faz sem reclamação e faz rápido e com qualidade, porque tem muito respeito por mim. Às vezes não é respeito é temor, mais como descobrir? Simples, é só o gestor observar se este mesmo “Fulano” desempenha seu trabalho da mesma forma quando outras pessoas o mandam fazer. Às vezes ele só trabalha assim, quando o gerente manda porque sabe que o próprio gerente vai lhe cobrar pelo que lhe mandou fazer.

Esta falha deve desaparecer das organizações, um colaborador com medo, na verdade não desempenha um bom trabalho, apenas se esforça para manter seu emprego. O gestor deve promover um ambiente pacífico e agradável de trabalhar, deve se comunicar de forma educada e clara, se fizer isso com perfeição, seus colaboradores não irão temê-lo e sim respeitá-lo.





Postador Heverton

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal