Autor: Heverton Soares
É
muito comum vermos aquelas famosas caixinhas de sugestões nas empresas, é uma
forma simples e prática de interagir com os clientes internos e externos, mas,
vale ou não a pena?
A
caixa de sugestões induz as pessoas a compartilharem aquilo que elas gostariam
de ver ou que tivesse na empresa, e elas vão procurar isso, sabia? A partir do
momento que uma pessoa dá uma sugestão e oferece uma mudança, ou seja, algo
novo para a empresa, com certeza ela vai procurar por aquilo que ela sugeriu na
próxima vez que ela voltar. Caso ela não encontre na primeira vez que voltar,
vai procurar na segunda e na terceira, porém, ela pode se cansar e não sugerir
mais nada ou pior, deixar de frequentar a sua empresa.
Quando
uma empresa coloca a disposição dos seus clientes uma caixa de sugestões, ela
abre as portas “á vontade do cliente”, no momento eles ficam motivados, porque
acreditam que as coisas vão mudar, e se isso não acontecer, eles não tem mais
motivos para sugerirem “nada”, porque “nada” será feito mesmo.
Para
evitar que a sua caixa de sugestões fique vazia ou receba apenas reclamações, é
preciso mostrar para os clientes internos e externos que a sua voz está sendo
ouvida, avaliada e atendida na medida do possível.
Este
termo se aplica dessa forma: É preciso informar a todos que, uma sugestão foi
lida, avaliada, aceita e colocada em prática pela empresa. As pessoas
necessitam saber que aquela caixa de sugestões não está ali apenas de enfeite,
e sim para interagir e auxiliar para a criação de um ambiente agradável de
frequentar e trabalhar.
Mas
é essencial que este aviso seja explícito, porque uma empresa é frequentada por
dezenas, centenas e até milhares de pessoas por dia dependendo do seu segmento,
e aqueles que estão indo pela primeira vez, precisam saber que ali a sua voz é
ouvida, e precisam saber disso desde a primeira vez que frequentarem a sua
empresa.
O
aviso pode ser feito através de cartazes, banners ou até mesmo anunciado por
alguém em alto falantes e microfones, mas, o que realmente importa, não é como
esse anúncio vai chegar aos clientes e sim, que ele chegue até eles.
Quando
a empresa e o gestor estão em total sincronismo, e realmente estão dispostos a
analisarem e colocarem em prática sugestões dadas por seus clientes internos e
externos, vale sim a pena colocar uma caixa de sugestões, mas, se não estiverem
em sincronismo, ou não estiverem dispostos a fazerem mudanças, não é
recomendável usar esse recurso.
Agora
você decide, vale ou não a pena usar a caixa de sugestões?
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