Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » Comande o seu tempo

A grande maioria dos executivos que me procuram sofre com o mesmo problema: todos os dias eles dizem saber o que precisa ser feito, mas é sempre frustrante ao final de um dia de trabalho perceber que o mais importante nunca é feito.

O que eu digo para eles é que isso não é tão difícil de entender. O seu cérebro “consciente”, o seu córtex pré-frontal, sabe muito bem quais são as suas prioridades e a importância delas serem realizadas. Acontece que este saber é muito inferior ao poder do seu sistema límbico, o seu cérebro “inconsciente”, que não quer que você gaste energia realizando coisas difíceis.

Acontece então uma batalha entre fazer o que é importante e fazer coisas não tão complicadas (ou chatas, ou difíceis, ou complicadas, etc). Adivinha quem geralmente ganha? Sim, o seu sistema límbico é forte demais. Você certamente vai passar o dia escolhendo coisas mais fáceis para fazer, como deixar uma tarefa importante de lado para ler e-mails.

Justamente porque enfrentar o seu sistema límbico sem ferramentas de produtividade adequadas é uma tarefa quase impossível. Portanto você erra ao acreditar que não precisa de uma agenda e que pode listar as suas tarefas de cabeça.
Comece o seu dia priorizando as suas atividades. Marque logo pela manhã as mais importantes e difíceis. A sua energia ainda está alta e a maioria dos problemas acontece do meio para o final do dia.

Siga a sua lista e defenda as suas prioridades das interrupções o máximo possível. Fica muito mais fácil dizer não a alguma coisa quando está bem claro na sua frente a sua lista de coisas mais importantes que ainda tem para realizar.

Tome decisões rapidamente. Faça sempre o mais importante. Se alguma urgência que aparecer se provar mais importante do que as coisas que tem para fazer, mude rápido o seu planejamento, remarque o menos importante para outra hora ou dia, e adapte-se o mais rápido possível. Muitas pessoas ficam congeladas por não tomarem logo esse tipo de decisão e com isso perdem mais tempo ainda.

Se seguir estes conselhos, vai perceber que trabalhando de forma focada em suas prioridades vai chegar ao final do dia com uma cota de coisas importantes realizadas com muita qualidade. E isso é bastante motivador e energizante.

Experimente e depois me conte sobre os seus resultados.
Abraços,

Claudino Vicente.

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal