Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » » » » O sucesso na carreira está no equilíbrio

Imagine um cenário onde você não precisaria de um salário, pois já possui uma boa reserva de dinheiro que daria para viver o resto de sua vida tranquilamente. Qual carreira você gostaria de seguir? No mundo dos esportes encontramos vários profissionais, que mesmo após grandes conquistas financeiras, continuam em busca de novos desafios. A questão aqui é simples, a maioria deles faz o que ama.


Profissão x Carreira
É necessário entender que carreira e profissão são coisas diferentes. Enquanto, profissão diz respeito àquilo em se pretende trabalhar, carreira é a própria trajetória, o caminho seguido pelo profissional. Por exemplo, um levantamento feito pelo site vagas.com.br, revelou que 57% dos profissionais formados em Engenharia há cinco anos ou mais, exercem cargos de gestão nas organizações. Isto é, essas pessoas apesar de se graduarem nesta área, exercem, em suas carreiras, cargos de supervisão, coordenação e diretoria.
Na carreira, é importante saber onde quer chegar, mas sempre ciente que mudanças podem ocorrer no meio do caminho. Por isso, é fundamental ampliar a visão e enxergaras oportunidades.
Vida pessoal e profissional
Para realizar bem uma função é preciso estar motivado, ou seja, desenvolver sua vida profissional fazendo aquilo que te dá prazer, com certeza, aumentará exponencialmente suas chances de sucesso e de alcançar resultados extraordinários. Por isso, quando definimos um plano para nossa carreira, é necessário que ele seja o mais assertivo possível.
Também há um aspecto interessante para ser observado: o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Neste âmbito é preciso se perguntar: como gostaria de conduzir minha vida? Minhas escolhas são baseadas em fatores externos (por exemplo, pressão familiar) ou naquilo que anseio? Quanto custa a vida que quero?.
Essas respostas são fundamentais para você pensar em sua carreira e responder uma questão crucial: levando em conta o meu plano de vida, quais são minhas opções de trabalho? Por exemplo, se você valoriza estar em casa todos os dias às 18h para jantar com a família, uma função que envolva viagens constantes não é a ideal de acordo com seus anseios pessoais.
A busca por esse equilíbrio é complexa, mas as respostas já estão em você. Por isso, se voltar para seus anseios e refletir sobre suas vontades profissionais são fatores importantes. Busque as respostas em suas próprias necessidades, desejos e sonhos. Por vezes, perdemos tempos em análises exteriores quando as soluções emanam do nosso interior. Acredite, as respostas estão mais próximas que você imagina.
Busque equilibrar suas atividades profissionais com a vida que você deseja ter que, com certeza, você alcançará resultados extraordinários.

Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal