Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » A relação entre autoconfiança e sucesso


Sabemos que a autoconfiança exerce um papel fundamental para o sucesso ou fracasso mental, impactando diretamente em nossas ações e propósitos.
O próprio Tiger Woods afirma que: “ A coisa mais importante é acreditar que você pode vencer, muitas pessoas não acreditam”. 
A autoconfiança não está sempre relacionada com alto desempenho, até porque se isso fosse verdade as pessoas autoconfiantes obteriam sucesso em tudo que realizassem e sabemos que isto não é verdade.
Acreditar em si mesmo e em sua capacidade aumenta significativamente as chances de encontrar resoluções para os problemas apresentados.
No entanto, engana-se quem pensa que a autoconfiança só pode ser conquistada através de vitórias, Michael Jordan por exemplo fala sobre ganhar confiança através do fracasso.
O astro do basquete já perdeu mais de 9000 arremessos, quase 300 jogos, falhou repetidas vezes e mesmo assim acredita que seja este o motivo de seu sucesso. Não deixou de acreditar em si mesmo e persistir dedicando-se cada vez mais.
Ser autoconfiante é acreditar que pode realizar satisfatóriamente um comportamento desejado.
Quando esperamos que algo saia errado, criamos a chamada profecia auto-realizável, ou seja, se você espera que algo aconteça cria-se barreiras psicológicas  fazendo  com que realmente aconteça. A expectativa de fracasso, leva ao fracasso.
A falta de autoconfiança afeta o desempenho porque em parte desvia a concentração para outro foco impactando significativamente seu estado de espirito e seus comportamentos.
Desenvolver a autoconfiança é fundamental para estar bem consigo mesmo e assim buscar os resultados que deseja.

Já o excesso de confiança é na verdade uma tentativa de enganar a si mesmo, pois acaba sendo maior do que a própria capacidade do individuo, que acredita não precisar se preparar ou fazer esforço para alcançar seus objetivos.
Embora a autoconfiança seja um determinante, te leva até certo ponto e não pode superar a falta de competência.
A autoconfiança ideal é aquela em que você esta tão convencido de que pode alcançar suas metas que buscará meios e trabalhará arduamente para que o melhor aconteça.
Isto não significa que todas as vezes obterá sucesso, mas acreditar em si mesmo é um passo fundamental para lidar com erros ou fracassos, mantendo assim o foco necessário para continuar persistindo.

Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal