Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » Análise SWOT – Saiba como utilizá-la em sua carreira

Cerca de 500 a.C., Sun Tzu, um famoso general e filósofo chinês, autor do famoso livro “A Arte da Guerra”, aconselhou:  "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças." Esse sábio conselho é basicamente a essência da famosa análise SWOT, muito utilizada pelas empresas na formulação de cenários para realizar planejamentos estratégicos.
SWOT é um anacrônimo das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses  (Fraquezas),  Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Apesar de ser uma ferramenta bastante utilizada pelas corporações, ela pode ser útil para o planejamento de nossa vida pessoal ou, até mesmo, de nossa carreira.
Em tudo que vamos realizar em nossa vida é necessário pensar estrategicamente. Na maioria das vezes fazemos isso com coisas corriqueiras em nem nos damos conta. Desde a elaboração de um simples almoço a decisão do melhor caminho para chegar ao trabalho, tudo envolve estratégia.
Quando pensamos estrategicamente, nos preparamos melhor para diversas situações adversas, além disso, temos um objetivo claro definido, portanto concentramos nossas forças para alcançá-lo. Uma vida sem objetivo é como um trem sem trilhos, não vai a lugar algum, não tem direção e o acaso é o principal agente transformador.
Então, porque não aproveitarmos essa ferramenta extraordinária para planejar nossa carreira?
Veja como é simples:

1º – Vamos refletir sobre o Ambiente Interno. Enumere seus pontos fortes: quais as demandas você realiza bem? Você tem um bom networking? Você está ligado nas novas tendências de sua área?  O que as pessoas em sua volta dizem ser sua maior força?
Agora, enumere suas fraquezas, ou seja, seus pontos de melhoria: Quais as tarefas que você não gosta de fazer e o porquê disso? Quais você tem dificuldade? Em que você deve melhorar? Em que você é bastante criticado?
2º - Vamos refletir sobre o Ambiente Externo. Pense sobre as oportunidades em sua área. Ela está em expansão? A empresa em que você trabalha oferece um plano de carreira? Você tem chances de receber uma promoção?
Depois enumere as ameaças: A concorrência para promoções é muito alta? A empresa está em dificuldades financeiras e cortes podem ser feitos? Há uma constante mudança de liderança? A sua área pode sofrer com terceirização de mão de obra? Cortes de gastos da empresa podem cortar investimentos necessários?
3º - Depois das enumerações confronte os pontos fortes e de melhoria com as oportunidades e ameaças. A partir daí, defina suas ações estratégicas. Tenha em mente que: Pontos fortes + Oportunidades são necessárias estratégias de desenvolvimento; Pontos fortes + Ameaças são necessárias estratégias de manutenção; Pontos de melhoria + Oportunidades são necessárias estratégias de crescimento; e Pontos de melhoria + ameaças são necessárias estratégias de sobrevivência.
Com esses cruzamentos você poderá definir e redefinir suas estratégias. O mais importante é, como disse Sun Tzu, é sempre saber ressaltar seus pontos fortes, buscar evoluir e reduzir o impacto de seus pontos de melhoria e sempre estar atento as oportunidades e agir preventivamente contra as possíveis ameaças.
Com certeza, com as estratégias certas você conseguirá resultados extraordinários em sua carreira. 

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal