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» » » » » » » » » » » Gestão de Tempo – Um fator essencial para uma carreira de sucesso

Gestão do tempo: com certeza esse é um dos elementos mais preciosos na vida de um profissional. E não por acaso. Quando você organiza suas atividades de maneira efetiva, consequentemente consegue atender suas demandas como mais agilidade, produz com mais qualidade, tem a possibilidade de inovar e ainda consegue mais tempo para dedicar-se à sua vida pessoal.

Segundo pesquisas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, os profissionais trabalham, em média, 44 horas semanalmente. Entretanto a produtividade do brasileiro é considerada, quatro vezes menor, do que a dos trabalhadores da Alemanha, por exemplo. Lá, a carga horária semanal é de 38 horas de trabalho, seis horas a menos que a nossa.
Para que você possa administrar melhor seu tempo e alcançar mais e melhores resultados e desenvolver esta competência comportamental, aqui vão cinco dicas que podem lhe ajudar a gerenciar efetivamente seu trabalho:
1 - Mapeie suas atividades – Faça uma análise de sua rotina, identifique as suas atividades e saiba quanto tempo que você gasta em cada uma delas. Deste modo é possível acompanhar o desenvolvimento de cada tarefa.
2 - Organize suas prioridades – Não dá para atender todas as solicitações de uma vez só, por isso é importante que você crie um sistema de classificação das atividades. Uma sugestão é marcá-las como: Importantes, Emergenciais ou Circunstanciais, seguindo o modelo da Tríade do Tempo.
3 - Obedeça aos Prazos – Feita a organização inicial das tarefas e identificados os níveis de exigência de cada uma delas, procure seguir um cronograma efetivamente e entregar suas demandas dentro dos prazos determinados.
4 - Evite Distrações – O excesso de conversas paralelas, como também o uso indiscriminado das redes sociais são elementos que podem e muito atrapalhar a realização com qualidade de suas atividades e o cumprimento dos prazos. Use-as com bom senso.
5 - Utilize Ferramentas para Apoiá-lo – Que tal utilizar “post-it”, com lembretes para ajudá-lo a não esquecer-se de determinadas tarefas? Utilize ainda uma agenda (em papel ou a do email) para anotar compromissos, como também o organizador de compromissos do seu celular.
Como podemos perceber, organizando sua rotina é possível atender todas as suas demandas e conferir mais qualidade ao seu dia de trabalho. E o que é melhor: com isso você otimiza seu tempo, pode investir em aprimoramento, fazer atividades físicas, passar mais tempo com a família, amigos, namorado (a) e também relaxar.

Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
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Vanderlei Moraes
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