Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » 5 Estratégias para formar e manter seu networking

O homem é intrinsecamente um “ser social”. Portanto, faz parte de sua essência humana a busca por relações interpessoais. No mundo corporativo, essa rede de contatos, que é formada pelo profissional ao longo de sua carreira, é chamada networking.
Basicamente, networking é a busca e a manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos. Ou seja, não é uma via de mão única. Para o relacionamento estabelecido se solidificar é necessário que haja o reconhecimento das competências profissionais e estabelecer laços de respeito e confiança entre as pessoas, de forma madura, congruente e recíproca.
Benefícios dos relacionamentos interpessoais
A construção do networking deve ser constante. Pessoas que formam novos relacionamentos estão em contato com as mais variadas opiniões e hábitos. Isso estimula a inteligência, a criatividade e expande a visão.
Além disso, em sua importância mais prática, consiste na capacidade e facilidade de realizar novos negócios para a empresa utilizando os seus próprios contatos. E no caráter mais “pessoal” da carreira, o networking exerce uma função primordial no que diz respeito a colocação profissional. Dados da consultoria de recursos humanos DBM, apontam que 70% das vagas preenchidas no mercado de trabalho são resultado de indicações.
5 estratégias para formar e manter seu networking
- Na faculdade, estreite relação com professores. Eles são profissionais que já têm experiência no mercado que você quer se inserir;
- Aproveite seu tempo livre para conversar com pessoas que foram e são importantes para você;

- Seja uma pessoa interessante – não acumule apenas conhecimento técnico, mas cultural também (leia, vá ao teatro e ao cinema);
- Sempre carregue seu cartão de visita;
- Não procure seus contatos somente quando você precisar de um favor.
Cuidado ainda para não instrumentalizar o seu networking, ou seja, não o veja apenas como uma oportunidade para alavancar sua carreira profissional. Lembre-se que para construir uma boa rede de contatos é preciso estabelecer um relacionamento sólido, alicerçado em um comprometimento recíproco.

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal