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» » » » » » » Aprender a servir para liderar

A vida profissional está cada vez mais interconectada e dinâmica. Estamos sempre em busca dos melhores caminhos para percorrer em nossa carreira. Fazemos nossos próprios planejamentos e definimos nossos objetivos profissionais, alinhados à empresa em que trabalhamos. Buscamos cursos, o que é ótimo, pois devemos crescer constantemente, seja profissionalmente ou como pessoa.  Consequentemente, os resultados e novos desafios virão, mas, talvez, você possa potencializar, ainda mais, as suas chances de crescimento, pois sempre podemos melhorar. Já pensou em ser líder?


Existe uma afirmação sobre liderança que parece paradoxal para alguns: quem não sabe servir, não pode ser um bom líder. Servir e liderar parecem ser opostos, mas não são. Um líder deve ter todo um cuidado com sua equipe e ajudá-la desenvolver seu potencial máximo, conduzindo-a a conquistar os resultados desejados.

E existe outro ponto a ser analisado, em um estudo, realizado pela Insper -Instituição de Ensino e Pesquisa – com mais de 100 profissionais, revelou algo bastante interessante: a cidadania organizacional – a soma de atitudes que excedem o escopo do trabalho visando beneficiar a empresa ou a equipe – ajudam a potencializar indicações, portanto, aumentam as chances de um promoção.

É interessante como o resultado da pesquisa destaca a importância da construção de um networking – que, nesse caso, é formado naturalmente -, através de ações para o bem coletivo e da organização.

Como somos seres com um potencial infinito, sempre podemos agregar novos hábitos e comportamentos em nossas vidas. Portanto, veja duas dicas básicas para ser mais prestativo no ambiente corporativo:

Vá aonde outros não querem ir: isso também implica em resolver demandas que ninguém quer resolver. Além de demonstrar que você é um profissional de atitude, isso mostra o tamanho do seu interesse em novos desafios.

Compartilhe tempo e conhecimento: o ato de compartilhar conhecimento, automaticamente, demanda tempo. Investir tempo para compartilhar a experiência com outros membros da equipe é uma colaboração significativa, que trará consequências positivas no crescimento e produtividade do grupo. Além disso, é uma ótima forma de aperfeiçoar a comunicação.

São duas dicas básicas, mas que revelam características interessantes sobre quem às pratica: ousadia e disponibilidade em assumir o que outras pessoas da empresa não estavam dispostos, segurança em compartilhar conhecimento e generosidade em compartilhar seu tempo. Assim, naturalmente, você constrói o seu networking e potencializa suas chances de crescimento profissional.  


Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
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