Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » » » » » Busca pelo sucesso: Aprenda ser empreendedor

Pessoas que planejam e definem estratégias, antecipam e formam cenários apropriados. 
Aproveitam as pequenas chances e, no mercado, enxergam o que poucos conseguem. Ter um espírito empreendedor, buscando sempre inovação, são características procuradas por empresas ao recrutar profissionais para fazerem parte do quadro de colaboradores da empresa.

Uma prática comum no mercado é grandes corporações adquirirem statups – empresas embrionárias, lideradas por empreendedores e que desenvolvem algum projeto inovador -, quando fazem isso elas estão adotando uma estratégia clara: comprar ideias e trazer ao grupo mentes inovadoras. Mas algumas organizações perceberam que podem adquirir esse material humano, que oxigena a instituição, antes dele formar uma startup.
Formar startup ou fazer carreira em uma grande instituição tem bases parecidas: o empreendedorismo. Ao contrário do que muitos dizem, podemos, sim, aprender a ser empreendedores. O ser humano é extraordinário e tem o poder de agregar a si mesmo novas características ou hábitos positivos. Portanto, veja algumas constantes que podem ser observadas em vários empreendedores e que você pode desenvolver em sua vida profissional para atingir novos resultados:
1 – Sempre tenha metas definidas: é necessário saber aonde se quer chegar para pensar qual o melhor caminho percorrer. Quanto mais claro o objetivo, melhor será para desenvolver as estratégias. Às vezes, ir direto ao ponto nem sempre é o melhor caminho. Para isso, é preciso ter metas claras.
2 – Capacidade de planejar: o planejamento estratégico é um exercício obrigatório para um empreendedor. Através dele é possível antecipar cenários e estar preparado para adversidades. É claro que gestão não é uma matemática exata e, portanto, não existem fórmulas que garantem 100% o sucesso de um planejamento, mas, através dele é possível reduzir as chances de fracasso ao máximo.  Lembre-se que o planejamento deve ser encarado como um roteiro prévio, portanto pode sofrer mudanças – e, provavelmente, sofrerá – com a evolução do projeto.
3 – Responsabilidade com seu trabalho: parece óbvio, mas com o tempo as pessoas tendem a esquecer desse ponto. A responsabilidade com resultado é sua, seja crítico consigo mesmo e sua performance em suas atividades. Avalie-se sempre ao final do dia e pense nos pontos de melhoria e positivos.
Lembre-se, você tem um potencial infinito. Acredite em você!

Postador Vanderlei Moraes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal