Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos informativos:

» » » » » » » » » SMART – Planeje sua carreira de forma inteligente

O planejamento é essencial para obter sucesso em qualquer área, na vida profissional não é diferente. Uma vez, Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, fez uma pequena afirmação que, apesar do tamanho, carrega um profundo significado: “O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.”

Não há como discordar, o que fazemos hoje traz consequências – desejadas ou indesejadas – ‘amanhã’. Quando planejamos, alinhamos nossas ações presentes com as metas que queremos alcançar no futuro.
O próprio Peter Drucker desenvolveu uma ferramenta para ajudar no planejamento, chamada de método SMART – um acrônimo das palavras em inglês Specific (especifíco), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Realistics (realistas), Relevant (relevantes) e Time Bound (tempo).
Veja como você pode utilizar essa ferramenta para auxiliar no planejamento de sua carreira:
Específica: uma meta deve ter “nome e sobrenome”, deve ser rica em detalhes por um simples motivo, você tem que saber o que quer e aonde quer chegar.
Mensurável: "O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." Está afirmação é de William Edwards Deming, famoso estatístico estadunidense. Quantos cargos você precisa passar para chegar ao seu objetivo? Qual o grau de dificuldade de cada conquista? Busque medir essas etapas e o quão difícil pode ser.
Alcançável: Seja realista. Definir metas impossíveis só te trará frustrações, mas isso não quer dizer que você não possa ser ousado. Você poderá se preparar na caminhada de um novo cargo? Poderá fazer cursos? O que você pode fazer para ter o conhecimento necessário para ser o novo gerente daquela área?
Relevante: quais são as implicações desse novo objetivo? Se pergunte: Por que eu quero isso? Por quero ser um CEO? Por que quero ser o líder em minha área? Quais são suas motivações e como isso impactará a sua vida. Gaste seus esforços naquilo que, realmente, vale a pena e seja positivo para você.
Tempo: defina prazo para seu objetivo. Se for uma promoção marque uma data para que isso aconteça. Se for o investimento em uma formação estipule o dia que irá começar e quanto tempo precisará para finalizá-la.
Aproveite essa ferramenta e trace objetivos de forma inteligente. 

Postador Vanderlei Moraes

Vanderlei Moraes, cursa MBA em Gerenciamento de Prjetos pela FGV, MBA em Desenvolvimento de talentos e formado em Administração pela UEPR. Tem 26 anos, gosta de uma boa conversa, organizado, curioso e nada conservador. É criador, administrador e autor no Portal Gestão de Pessoas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Primeiramente obrigado por acessar o Portal Gestão de Pessoas, e por participar deixando seu comentário ou pergunta.

Caso seja necessário estaremos moderando e respondendo seu comentário e/ou pergunta. Seja cordial no que escrever e veja se sua dúvida já não foi questionada e respondida em outros comentários ou artigos no site.

Agradecemos sua visita e volte sempre!

Vanderlei Moraes
Administrador do Portal