Não importa quais foram os motivos – busca por novos desafios, melhor remuneração, recolocação profissional etc -, os primeiro dia de trabalho vem acompanhado pelo famoso frio na barriga: talvez pelo receio de adaptar-se aos novos processos ou a uma nova cultura. Por isso, é importante manter a calma, a confiança em sua capacidade e agir de maneira natural.
Lembre-se que um novo emprego é uma ótima oportunidade para desenvolver e adquirir novas competências. Além disso, você experimentará novos cenários em sua carreira, o que é bom para aumentar a sua experiência.
Tão importante quanto dominar o conhecimento exigido para o novo cargo é saber se comportar diante dos novos colegas de trabalho, pois as relações sociais são importantes para o seu desenvolvimento na empresa, como para a construção de networking para sua carreira.
Portanto, veja algumas dicas que irão te ajudar a enfrentar esse novo desafio:
- Observe e absorva: Praticar a observação para entender os processos de trabalho e se emergir na cultura organizacional da empresa é uma postura importante para um ‘novato’. Por isso, antes de sugerir qualquer tipo de mudança, por exemplo, observe os processos atentamente e, se realmente for pertinente, sugira mudanças.
- Não atrase: ser pontual é importante em toda a carreira, é claro, mas quando se é novo, atrasar, por mais que se tenha justificativas plausíveis, tem um peso negativo maior, pois a confiança dos novos líderes em você ainda está em construção.
- Tire as dúvidas: sempre que houver um dúvida, pergunte. Isso te ajudará a evitar erros. Mas tome cuidado para não ser inconveniente.
- Não compare com seu último emprego: fazer comentários sobre o seu último emprego, principalmente, se forem negativos, passará uma imagem antiética. Portanto, evite falar da última organização em que você trabalhou.
- Anote: escrever o passo a passo dos processos para resolver as novas tarefas é importante, pois, além de ajudar na memorização, ajuda a evitar que você faça as mesmas perguntas. Portanto, anote toda informação relevante.
Muito bom!
ResponderExcluir